A aquarela é considerada um dos materiais de coloração mais difíceis de usar. A aquarela também é conhecida pelo grande número de técnicas de pintura entre os diferentes meios das artes visuais. Aquarela é mais difícil de manipular do que meios como acrílicos, por exemplo. O papel deve ser umedecido e até molhado antes da pintura, para garantir que possa absorver a tinta. Uma boa maneira de garantir os melhores efeitos é usar papel feito especialmente para aquarelas.
Seguem algumas técnicas de pintura com aquarela, com o objetivo de produzir os melhores visuais.
Alongamento. Uma das primeiras coisas que um estudante de arte aprenderá sobre aquarelas é a necessidade de esticar papel. Existem tipos de papel que são mais bem usados para projetos de aquarela, como aqueles com um alto nível de espessura (medido em GSM ou "gramas por metro quadrado"). Aqueles com um número GSM mais baixo terão que ser esticados antes de serem pintados. O papel geralmente ficará empenado quando molhado e posteriormente seco. Ao pré-esticar o papel e deixá-lo secar, as fibras do papel já estarão em um estado ideal para a pintura em aquarela.
Inscrição. As cores podem ser aplicadas de várias maneiras. O mais popular entre eles é primeiro umedecer a parte do papel que se pretende pintar e, em seguida, aplicar uma grande quantidade de tinta aquarela sobre a área. Outros métodos incluem escovação a seco, que é a aplicação de principalmente tinta (com apenas um pouco de água) para criar linhas e formas mais definidas.
Correções. Uma das características mais difíceis da pintura em aquarela é que é quase impossível corrigir um erro. Existem algumas maneiras de corrigir erros. Seria preciso ser muito rápido sobre isso, no entanto. Correções em pinturas em aquarela podem ser feitas usando um pedaço de pano ligeiramente úmido para remover a tinta úmida do papel. Também é possível usar um pincel úmido para difundir a tinta aplicada incorretamente e borrá-la de forma que pareça uma sombra. Esticar novamente o papel também pode ajudar a corrigir erros.
Padrões. Também se pode usar padrões na criação de uma pintura em aquarela. Entre os métodos mais populares de criação de padrões está o uso de aquarela para fazer impressões de nuvens e do céu. Simplesmente fazendo as cores sangrarem e caírem onde vão, inclinando o papel para um lado ou outro, é muito fácil simular as texturas finas das nuvens.
Lápis de aquarela. Outra ferramenta popular usada por artistas, estudantes de arte e crianças são lápis aquarela e giz de cera solúvel em água. Essas ferramentas são geralmente mais fáceis de usar do que as aquarelas normais, pois o artista primeiro desenha no papel com o lápis de aquarela, em vez de um pincel. As marcas de cor resultantes no papel podem ser molhadas com um pincel, que então difunde as cores como se fossem tintas aquarela regulares. Por ser um meio sólido, os lápis podem ser mais fáceis de controlar, pois você pode desenhar com mais precisão.
Aplicação de tintas aquarela
Mesmo com os desafios associados à pintura em aquarela, o fato é que os trabalhos em aquarela são muito populares, pois são agradáveis aos olhos. Com as várias técnicas de aplicação de tintas aquarela, os artistas podem escolher quais técnicas podem ser um mestre.