Seja em ambientes fechados ou públicos, os murais fazem uma declaração. A questão é: como colocar uma pequena peça de arte em uma superfície grande. Esperançosamente, este guia passo a passo tornará seu projeto de mural um pouco mais fácil. Este guia passo a passo não inclui informações para a preparação da parede. Isso varia amplamente dependendo das superfícies da parede e se o mural é interno ou externo. Minha recomendação é que você sempre vede a parede com um selante específico para concreto ou madeira, dependendo da superfície em que está trabalhando.
Depois de selecionar a obra de arte a ser reproduzida na superfície da parede, você deve tomar uma decisão sobre a melhor forma de transferir a obra de arte para a parede. Existem três maneiras de fazer isso. O primeiro e menos desejável é simplesmente tentar colocá-lo à mão livre na parede... não recomendado. A segunda é utilizar um dispositivo de projeção para transmitir a imagem na superfície da parede para rastreamento. Se você tiver acesso a um projetor, esta é a maneira mais fácil de transferir a imagem para murais menores. O terceiro é o método testado e comprovado de grade. A grade funciona para todos os tamanhos de parede e, para o propósito deste passo a passo, explicarei este método.
Fazendo a grade - Meça a parede a ser muralizada. Qualquer tamanho está bem, mas para essa explicação, diremos que sua parede tem 15 metros de comprimento e 10 metros de altura. Pegue uma boa cópia de seu trabalho artístico (não o original) e meça o comprimento. Divida esse comprimento por 15. Usando uma régua, faça marcas ao longo do comprimento de sua obra de arte a distância da figura que você chegou quando dividiu o comprimento da obra por 15. Se a obra de arte tinha 38 centímetros de comprimento, isso significa que faria uma pequena marca a cada 2,50 cm.
Agora, faça o mesmo para a altura. Digamos que a cópia da sua arte tenha 25 centímetros. Faça marcas a cada centímetro acima da altura da obra de arte.
Usando essas marcas como guias, use sua régua ou régua para fazer linhas na arte. Certifique-se de que essas linhas estejam retas. Você deve obter um bom padrão de grade sobre a arte.
Agora você vai desenhar um padrão de grade na parede. Como sua parede tem 15 metros de comprimento e 10 metros de altura, você fará uma grade na parede com quadrados de 1 metro por 1 metro. Uma maneira fácil de fazer essas linhas retas longas é usar "string de giz" ou "string de marcação". Este é um barbante revestido com um pó de tinta. A corda pode ser esticada ao longo da parede e quebrada para deixar uma marca reta longa.
Agora que você quadriculou sua arte e sua parede, a transferência da arte pode começar.
Começando do lado esquerdo ou direito da parede, selecione o quadrado da grade inferior e comece a transferir o desenho. Crayon é a coisa mais fácil de usar para isso. Transfira a obra de arte quadrado por quadrado até concluir o desenho na parede.
Agora você decidirá como proceder com a pintura real. Na maioria dos casos, a regra é começar de cima e trabalhar para baixo. Dependendo da altura da sua parede, você precisará de uma boa escada com uma bandeja para isso, ou andaime.
Misture suas cores com antecedência e armazene-as. Latas grandes com tampas de plástico são perfeitas. Tupperware é outra opção. A maneira mais fácil e econômica de atender às suas necessidades de tinta é tinta de látex à base de água. Um ou dois recipientes de cinco galões de tinta branca, dependendo do tamanho da sua parede, e várias cores de tonalidade. Você sempre pode misturar cores, mas você deve ter tons de azul, amarelo, vermelho e preto com certeza.
Usando sua arte original como guia, pinte em todas as áreas marcadas em sua parede, uma cor de cada vez. Não pare nas linhas de grade. O único propósito da grade era ajudar a transferir a arte, neste ponto, a grade não é mais necessária. Para tornar as coisas um pouco mais fáceis, você pode atribuir números a todas as cores específicas e colocar esses números em suas respectivas áreas no mural. Em outras palavras, você estaria criando algo semelhante a uma pintura por número.
Depois de preencher todas as áreas com tinta, geralmente é necessário ou desejável usar cores mais escuras para contornar os assuntos e, em alguns casos, é desejável misturar cores. Qualquer coisa feita neste ponto do processo do mural está basicamente sujeita à preferência artística ou do cliente. Se você estiver trabalhando em um mural no quarto de uma criança ou em uma sala divertida, você pode querer colocar grandes contornos escuros para dar ao mural uma sensação de história em quadrinhos, se o seu mural for o pano de fundo de uma área de spa, você pode querer colocar em texturização de mármore, grão de madeira ou outros detalhes finos.
A etapa final é o processo de preservação. Você não quer passar por todo o trabalho de um mural apenas para vê-lo descolar em um ou dois anos. Existem vários materiais que podem ser usados para proteger o mural, desde revestimentos especiais (e caros) feitos pela empresa Bomat até produtos mais baratos que você pode encontrar em sua loja de ferragens. Eu recomendo verniz que não amarelece ou selante transparente. Pergunte ao seu técnico de hardware o que ele recomendaria para seu projeto específico.
Agora você sabe criar um mural! Esperançosamente, essas etapas o prepararam para seu projeto. Se você achou esta atividade satisfatória, sua educação artística não precisa terminar aqui! Frequentar uma universidade online de arte e design é uma ótima maneira de praticar seu ofício!
Ferramentas necessárias:
Escovas sortidas
Tinta Látex Branca
Tons de cores látex - azul, vermelho, amarelo e preto
Recipientes com tampas - Latas de café, Tupperware, etc.
Verniz não amarelado ou selante transparente
Régua, giz, quadrado em T
Escada ou Andaime
Lápis de cera - lápis de cera regulares em preto, azul escuro ou roxo
Dicas rápidas:
Mantenha seus pincéis limpos e trabalhe da forma mais cuidadosa e organizada possível.
Plano Plano Plano... Como um artista mural novato, você não quer desenhar um desenho na parede à mão livre.