Como pintar em mídia mista?

Mídia mista na pintura significa usar diferentes tipos de tinta em uma pintura
Mídia mista na pintura significa usar diferentes tipos de tinta em uma pintura.

A mídia mista costuma ser erroneamente rotulada como multimídia. Este último usa diferentes formas de arte, como pintura e poesia ou música e literatura. Mídia mista na pintura significa usar diferentes tipos de tinta em uma pintura. Isso significa usar aquarela com acrílico ou pintura com tons pastéis e carvão. Existem regras que se aplicam ao pintar em mídia mista. Você ainda pode pintar sem seguir as regras. Mas conhecer o básico dessas regras o ajudará a criar uma obra-prima sem passar por muitas tentativas e erros.

  • Use mídia facilmente compatível. Para iniciantes, é recomendado começar a pintar usando mídia compatível. Por exemplo, use apenas meio aquoso com outros meios aquosos, como marcadores, têmpera, acrílico e aquarela. Se você quiser usar pastéis de óleo, deve usá-los com mídia de óleo também, como tintas a óleo. Mídias secas como grafite e pastel suave devem ser misturadas com lápis de cor e carvão. Essas mídias compatíveis irão eliminar suas preocupações sobre qual tinta virá primeiro. Pintar mídia mista se torna mais complicado se você combinar mídia de tinta incompatível.
  • Sempre comece a usar o meio úmido antes do meio seco. Se for usar acrílico e carvão, é melhor começar a camada para acrílico. O meio úmido vai se misturar ao meio seco se você aplicar o carvão primeiro.
  • Deixe o primeiro meio secar antes de adicionar um meio diferente. Após a aplicação da tinta acrílica, deixe secar antes de aplicar o carvão. Essa técnica evita que as duas mídias de tinta se misturem e dêem à sua pintura uma combinação estranha e feia.
    Combinar diferentes tipos de tinta é a forma tradicional de pintar mídia mista
    Combinar diferentes tipos de tinta é a forma tradicional de pintar mídia mista.
  • Combine mídias diferentes, se desejar. Esperar que o meio úmido seque nem sempre é a regra. Alguns pintores inovam misturando a tinta úmida com a tinta seca. Se você pretende fazer isso, não precisa esperar que o acrílico seque. Adicione o carvão imediatamente para fazer uma boa combinação. Antes de fazer isso, certifique-se de que você já está familiarizado com a combinação. Inovar é sempre bom, mas você precisa ter certeza de que sua inovação trará beleza à sua pintura.
  • Aplique primeiro o meio de secagem mais rápido. Isso significa que você deve aplicar a aquarela primeiro, antes de aplicar a tinta a óleo. Mas então, você deve se lembrar da regra de que o molhado deve ser aplicado antes do meio seco. Logicamente falando, o meio seco é mais rápido de secar, pois não precisa passar pelo período de secagem. Fazer isso, no entanto, combinará apenas mídias que você não deseja que sejam misturadas.
  • Experimente uma mídia mista única. Combinar diferentes tipos de tinta é a forma tradicional de pintar mídia mista. Mas não se limite ao que uma loja pode lhe oferecer. Encontre mais elementos visuais que podem ser incluídos em sua pintura. Alguns artistas adicionarão um negativo de filme, fotografia, ervas, especiarias, plantas secas, pedras, grafite, azulejos e muitos outros.

Sempre pense fora da caixa. Isso não apenas tornará sua arte única. Isso o ajudará a descobrir mais maneiras de aprimorar sua arte. Pintar em meios mistos é uma grande inovação. Torne-o mais do que apenas a mídia mista usual, explorando mais mídia, tentando combinações estranhas de mídia e usando mídia incomum. Quem sabe, isso o levará a descobrir uma nova escola de pintura.

Artigos relacionados
  1. Como pintar como Jackson Pollock?
  2. Como pintar paisagens acrílicas modernas?
  3. Como pintar água com acrílico?
  4. Como pintar a máscara de macaco: arte para crianças?
  5. Como pintar retratos a óleo?
  6. Como preparar vidro para pintura?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail