A prata é um dos metais mais fáceis e lucrativos de coletar. Ele tem apenas algumas diretrizes básicas de avaliação para ajudá-lo a identificar, coletar e lidar com isso. Depois de ler este breve guia, você terá uma boa compreensão sobre como avaliar a pureza, condição, idade, peso e forma de um item de prata. Este know-how básico de avaliação o ajudará a avaliar e identificar a prata facilmente. Aqui estão algumas ferramentas comerciais que tornarão a avaliação muito mais fácil para você: escala de pesagem, lupa e kit de teste de prata ácida (este é opcional).
Estime o valor por peso. Obtenha a estimativa do valor da prata ao preço atual, pesando-a em uma balança. Um grama troy equivale a quase trinta e um gramas. Multiplique o valor de mercado atual pelo peso em grama troy. Lembre-se de que a fórmula é converter cada trinta e um gramas em um troy e depois multiplicá-lo pelo valor de mercado atual.
Descubra a pureza. Para saber a pureza da prata, observe atentamente as marcas em seu corpo. O número ou as palavras nas marcações indicam o conteúdo de prata em joias e outros itens de prata. Normalmente, os metais preciosos são marcados com 99,9 ou,999% de conteúdo de prata. Observa-se também que a maioria das moedas anteriores da Europa eram 90 por cento de prata. O conteúdo de prata das moedas varia de acordo com o país, sempre verifique a moeda local para obter melhores transações. Para obter o valor real de fusão da prata em um objeto, identifique a porcentagem de pureza na marcação e multiplique-a pelo valor de mercado atual.
Conheça sua história. Às vezes, a raridade ou a natureza colecionável do objeto supera seu conteúdo de prata. O aumento de valor se deve à escassez do objeto e à sua idade. Por exemplo, as moedas da Roma Antiga podem ser mais valiosas do que a prata com que são feitas. Certifique-se de saber mais sobre a história de um objeto para comparar e contrastar claramente com seu conteúdo de prata.
Faça o teste. Use o kit de teste de prata ácida para ter certeza. Este kit contém um gráfico que mapeia a pureza da prata, pedra e ácido nítrico. Comece o teste esfregando a prata na pedra. Em seguida, despeje uma pequena quantidade de ácido nítrico sobre a área da pedra onde a prata fez contato. Compare a mudança na cor da pedra com o guia do gráfico para determinar a pureza.
Devida diligência. Antes de comprar prata, verifique cuidadosamente o vendedor. Sempre tenha em mente que o negócio pode ser bom demais para ser verdade. É muito fácil replicar objetos raros. Esses vendedores cobrem as réplicas com placas de prata para dar a mesma aparência e quase a mesma sensação do original. Para situações como essas, sempre verifique se há certificados autênticos e verifique novamente com revendedores confiáveis. Não tenha medo de desistir do negócio em caso de dúvida.
A prata é fácil de identificar, examinar e lidar com muito resultado e ganho. Mas é muito fácil duplicar e usar para enganar vítimas desconhecidas. Mantenha essas dicas à mão ao lidar com prata. Sempre reveja, foque, tenha um olhar atento e seja objetivo.