Pergunte a qualquer antiquário e ele dirá que o valor de uma antiguidade dobra imediatamente quando as antiguidades são mantidas em boas condições. E nada é tão valioso quanto uma lâmpada de querosene antiga bem conservada.
Manter uma lamparina de querosene limpa não é tão assustador quanto parece, considerando que algumas delas têm camadas de fuligem e cera cobrindo-as ao longo dos anos em que foram usadas. A tarefa parece difícil, mas assim que você pegar o jeito, a limpeza será muito fácil!
Lâmpadas de querosene antigas
Para trazer de volta o brilho daquelas lâmpadas de querosene antigas, você precisará do seguinte:
Água fervente
Detergente comum do dia a dia
Toalhas de papel
Pano de polimento macio
uma escova de pintor rija e fina
lã de aço fina
uma lata de óleo vegetal em spray
uma bacia de plástico
A limpeza de uma lâmpada é feita em três etapas, primeiro você limpa a fonte, depois os componentes de metal e finalmente o globo. Siga os passos abaixo e você terá sua lâmpada brilhando muito rapidamente! Apenas certifique-se de limpar a lâmpada em uma área bem ventilada, pois os vapores podem ser perigosos e podem iniciar um incêndio.
Estágio 1: a fonte
Esvazie qualquer querosene residual do reservatório de combustível ou da fonte. Elimine o querosene de forma adequada.
Despeje uma quantidade generosa de detergente na pia batismal e encha-a até a borda com água fervente. Deixe descansar por meia hora a uma hora. Isso é feito para amolecer qualquer cera aderente da fonte.
Depois de meia hora, agite a água da fonte e esvazie-a. Repita a etapa 2 mais uma vez para ter certeza absoluta.
Com o pincel rígido do pintor, esfregue os cantos da fonte para remover qualquer resíduo de cera remanescente.
Etapa 2: os componentes de metal
Desmonte os componentes e coloque-as sobre uma toalha de papel para não perder nada. Lembre-se de que os componentes são pequenos e, se você não organizá-los, poderá ficar em apuros mais tarde.
Com o spray de óleo vegetal, borrife as partes manchadas e dê um polimento até ficarem sem manchas.
Depois de limpar as peças, aplique uma camada fina de óleo vegetal no pano e dê polimento nas partes metálicas.
Estágio 3: o globo ou chaminé
Encha a caixa de plástico com água morna e detergente. Encha-o com água suficiente para mergulhar o globo e deixe de molho por dez a vinte minutos.
Puxe-o para fora da lixeira e com o pincel de pintor ou palha de aço limpe a fuligem e a sujeira. Se ainda houver uma fina camada de fuligem no globo, umedeça um pano com amônia para limpá-lo. Use água morna para enxaguar.
Agora que o globo está livre de fuligem e sujeira, lustre-o com um pano.
A melhor parte de ter uma lâmpada de querosene antiga por perto é que você pode usá-la de vez em quando. E uma lâmpada bem mantida pode iluminar uma casa de várias maneiras. Portanto, certifique-se de que sua lâmpada de querosene brilhe intensamente para você e sua família.