O vidro Cameo é, por qualquer padrão, requintado. É considerada uma arte em vidro. No entanto, fazer um camafeu exige muito trabalho árduo e engenhosidade.
Primeiro, camadas de vidros maravilhosamente coloridos são fundidos. Em seguida, as camadas são meticulosamente gravadas ou esculpidas. Os desenhos são geralmente figuras opacas, enquanto os motivos também são adequadamente definidos contra um fundo colorido, muitas vezes incrivelmente escuro. A técnica envolvida na criação de um camafeu foi vista pela primeira vez em 30 aC. Era uma forma de arte romana essencial essencial. Embora a técnica já tenha evoluído dramaticamente ao longo dos séculos, o vidro camafeu permaneceu muito procurado até hoje.
Coleção de vidros Cameo impecável
Aqui estão algumas diretrizes para tornar sua coleção de vidros camafeu impecável:
Familiarize-se com a técnica específica usada na produção do vidro camafeu. Desnecessário dizer que peças esculpidas com ferramentas teriam maior valor. O esforço exaustivo investido em produzi-los certamente marcaria seu valor. Enquanto isso, peças mais modernas foram gravadas com ácido ou criadas com jato de areia.
Conheça os itens "mais" valiosos. Os colecionadores correm atrás das peças feitas por proeminentes artistas do vidro, os irmãos George e Thomas Woodall. Por cerca de 30 anos, eles foram empregados pela Thomas Webb & Sons, uma conceituada empresa de vidro britânica durante seu apogeu. As criações feitas pelos Woodalls foram consideradas únicas e inéditas. Cada peça utilizou até sete camadas. Cada camada é um tipo distinto de vidro. Embora alguns colecionadores fiquem felizes em possuir apenas um dos óculos Webb cameo produzidos em massa, alguns estão dispostos a pagar uma boa quantia por uma peça autografada pelos Woodalls.
Artistas de vidro camafeu
Os colecionadores também adoram as obras coletivas dos franceses Emile Galle e Antonin Daum. Eles foram os famosos artistas de vidro camafeu durante o século XIX. Suas peças anteriores, mais destacadas, foram criadas a partir de vidros transparentes. Eles foram coloridos com esmalte e acentuados com emblemas tradicionais ou patrióticos de Nancy, França. As peças mais valiosas são as assinadas por Galle. No entanto, as peças marcadas com uma estrela ao lado do nome também são caras. Essas peças foram feitas para comemorar seu décimo aniversário de morte em 1904. No caso de Daum, suas obras assinadas com a cruz da Lorena são consideradas achados raros.
Aprenda a identificar uma farsa. Peças de vidro de arte luxuosas são itens quentes. Simplificando, suas falsificações são abundantes. Mais notavelmente, muitas das obras de Galle e Daum foram copiadas. Felizmente, os originais são incomparáveis. Por exemplo, os falsos nunca seriam capazes de imitar a forma livre nas obras originais. Os detalhes do design também parecem não ter talento. Digamos que você queira conferir uma peça feita por Galle. Concentre-se em seus motivos favoritos - flores e paisagens. Se você olhar de perto, vai notar que a folhagem, até mesmo as pétalas das flores, são admiradas por seus detalhes sofisticados.
Junte-se a grupos online de entusiastas do vidro de cameo para aprender mais sobre o hobby. Além disso, esteja preparado para armazenar e proteger adequadamente suas peças. Na verdade, seu valor por si só já deve lhe dar razão suficiente para planejar onde mantê-los.