Embora existam colecionadores sérios que procuram armas antigas para adicionar às suas coleções, o interesse de um entusiasta de armas médio provavelmente estará em modelos posteriores. Esse tipo de comprador pode precisar de um pouco mais de ajuda para determinar os valores das armas. O valor da arma não é determinado como uma questão sentimental, mas sim prática: a maioria dos colecionadores quer saber por quanto eles podem vender uma arma ou quanto pagarão por uma arma.
Rifle de veado comum
A melhor fonte de informações para determinar os valores das armas é encontrada na edição mais recente do The Gun Digest Book of Modern Gun Values, que pode ser adquirido em uma livraria local, loja de armas ou online. The Gun Digest é uma lista exaustiva de mais de 8.500 modelos de armas de fogo de 1900 até o presente. Este livro contém os recursos necessários para auxiliar na identificação de armas, avaliando a condição e apurando o valor. Na maioria das listagens você encontrará informações como calibre, comprimento do cano, peso e características. The Digest classifica a arma do menor (60%) ao maior (100%) valor de varejo. Uma arma avaliada em 100% de seu valor de varejo seria aquela ainda em sua caixa original, nunca disparada, com a papelada original. Sessenta por cento ou menos será o que você pode esperar que uma loja de penhores pague se você vender a arma ou pedir dinheiro emprestado contra ela. Por exemplo, um rifle comum para cervos de 5 a 10 anos, mas bem cuidado, pode acumular 80% de seu valor de varejo.
Uma lista de verificação de 10 pontos para determinar os valores da arma Ao determinar os valores da arma, vários fatores devem ser levados em consideração. Aqui estão os principais critérios a serem considerados:
- Examine o estoque de perto para rachaduras, amassados, desgaste e rasgo.
- Examine o metal cuidadosamente em busca de arranhões, ferrugem e desgaste.
- Verifique se há hardware faltando, como parafusos.
- Teste a ação. Deve ser liso, não rígido ou solto.
- Verifique dentro do cano para determinar se as saliências e ranhuras ainda estão afiadas. Certifique-se de que não haja ferrugem ou sujeira.
- Certifique-se de que não haja protuberâncias.
- Verifique se a segurança funciona.
- Verifique se há pontos turísticos ausentes ou montes de escopo.
- Examine a pistola quanto a possíveis modificações, como soldagem ou furos extras feitos na pistola.
- Certifique-se de que o gatilho esteja suave, não rígido.
Finalmente, os nomes das marcas também podem determinar o valor de uma arma. No entanto, a lista de verificação anterior é o melhor indicador a ser usado.