Coletar e negociar com moedas é uma experiência gratificante, fascinante e lucrativa. À primeira vista, é uma atividade que se pode perceber como bastante simples, mas ao examinar mais de perto, fica claro que esse hobby é muito mais do que aparenta. O hobby de colecionar moedas tem muitas facetas diferentes, mas uma das mais importantes é determinar o valor de uma moeda. A maioria decidirá se deseja ou não adquirir uma moeda ou mantê-la na coleção atual com base em seu valor.
Terras estrangeiras
Existem várias etapas para determinar o valor de uma moeda e não são tão simples quanto se possa pensar. O primeiro é identificar a moeda. Se ele estiver em circulação e for do país onde você reside, é bastante fácil concluir esta etapa. No entanto, existem muitas moedas que já não estão em circulação ou são provenientes de países estrangeiros. Eles não são tão fáceis de identificar.
Para este processo é fundamental ter um guia de referência. Existem muitos disponíveis e são facilmente encontrados em livrarias e bibliotecas. Como essas publicações são atualizadas anualmente, você desejará obter uma nova a cada ano. Esses livros listam os valores das moedas atualmente em circulação, bem como das moedas que não estão mais sendo cunhadas. O primeiro passo é localizar sua moeda no livro e encontrar o ano que está impresso na moeda. Cada moeda terá vários preços listados em qualquer ano de circulação. É aqui que fica um pouco complicado.
Ao avaliar uma moeda para determinar seu valor, você desejará saber a condição aproximada da moeda. A menos que você seja um profissional que ganha a vida avaliando moedas, essa não é uma tarefa fácil. Uma regra prática é presumir que a moeda está com o valor mais baixo possível. Se você se deparar com um ano realmente valioso, avalie a moeda se você suspeitar que ela é de qualidade superior. Conforme você começa a olhar para mais e mais moedas, torna-se um pouco mais fácil determinar uma condição aproximada de cada uma delas. Os fatores mais importantes na determinação da condição são o brilho de hortelã, o detalhamento presente na arte, eventuais arranhões e a coloração. Quanto mais uma moeda circula, mais gasta ela fica, então as mais valiosas são as moedas não circuladas ou aquelas que estão o mais próximo possível dessa condição. Porém, isso não significa necessariamente conjuntos de provas, já que muitas vezes não são tão valiosos quanto aqueles que foram produzidos para circulação, mas nunca circularam.
Preços do metal sobem
Em certos tempos econômicos, a composição de uma moeda pode realmente fazer com que ela seja mais valiosa do que o ano ou a condição. Recentemente, esse foi o caso com moedas de prata e ouro. Em economias turbulentas, muitas pessoas venderão suas coleções de moedas se tiverem moedas compostas de ouro e prata, pois geralmente é nessa época que os preços dos metais sobem. Muitas dessas moedas não são tão valiosas para sua condição. Ao determinar o valor de uma moeda por seu conteúdo de metal, é importante saber o conteúdo exato de prata ou ouro, bem como o peso. Em muitos casos, essas moedas derretem após a venda. Em outros casos, eles são acumulados por investidores, que os liberarão na economia em uma data posterior.
O valor de uma moeda muda de ano para ano, dependendo da economia, da condição da moeda e da escassez da moeda. Uma vez que o valor tenha sido determinado, é fundamental que a moeda seja mantida em uma área segura e protegida e armazenada, junto com o resto de sua coleção de moedas, em livros ou caixas que são projetadas para preservar a qualidade e a condição.