Plantadores de madeira podem adicionar um toque agradável ao exterior da sua casa. Eles não são muito difíceis de fazer, e alguns plantadores estrategicamente colocados ao redor do quintal forneceriam um novo conjunto de opções decorativas.
Passo 1
Primeiro, você precisa determinar o tipo e o tamanho da plantadeira que deseja fazer. Você quer um quadrado ou tem algo um pouco mais criativo em mente? As questões mais importantes a serem consideradas são o que funcionaria melhor para a área onde você deseja sua plantadeira. Você gosta da aparência natural e inacabada ou está planejando pintar sua plantadeira para combinar ou acentuar sua casa?
Passo 2
Depois de determinar o tamanho e o estilo da plantadeira que deseja, meça as dimensões em uma folha de madeira compensada ou outro material adequado. Você pode fazer um plantador de praticamente qualquer tipo de madeira, mas alguns tipos resistem melhor do que outros.
Madeiras duras, como o cedro, a teca ou o cipreste, resistem muito bem aos elementos, mesmo sem aplicar um selante ou mancha. No entanto, muitas madeiras duras são substancialmente mais caras do que outros materiais. Se madeiras de lei não são sua preferência, outra opção é construir sua plantadeira de compensado, aglomerado de madeira ou outro tipo de madeira barata, como pinho. Essas madeiras precisarão ser pintadas ou manchadas para protegê-las dos elementos, mas são muito mais baratas do que muitas madeiras nobres e tão fáceis de trabalhar.
Lembre-se de "medir duas vezes, cortar uma vez", como dizem. A negligência nesta etapa vai deixar você com um plantador que parece torto e amador, e ninguém quer isso em seu quintal. Certifique-se de ter algum cuidado neste ponto; no final, valerá a pena com um plantador de boa aparência.
Etapa 3
Depois que suas peças forem medidas e cortadas nas dimensões que você precisa, use cola de madeira para unir as peças laterais. Tenha o cuidado de alinhar as bordas das peças de madeira com cuidado e não exagere com a cola. Você também pode usar alguns pregos de acabamento pequenos para aumentar a resistência. Você também pode usar parafusos de madeira, mas isso exigiria uma etapa extra - fazer os orifícios-piloto para os parafusos. Furos piloto são necessários, especialmente com madeiras mais macias, porque apertar os parafusos sem o furo fará com que as peças de madeira se partam. Então você tem que ir buscar mais madeira e começar de novo. É sempre melhor reservar um pouco mais de tempo e garantir que o trabalho seja feito corretamente.
Depois que a cola secar, você pode prender a peça de fundo em sua plantadeira. Use pregos ou parafusos nesta etapa, porque a parte inferior precisará suportar o peso da planta e a sujeira ao seu redor. Quando a plantadeira estiver totalmente montada, use o tipo de tinta ou mancha de sua preferência e, em seguida, deixe a plantadeira descansar por tempo suficiente para que o acabamento seque completamente.
Uma opção que você tem neste momento é usar ou não um revestimento no interior da plantadeira. Se quiser usar um forro, o mais simples é cortar um saco de lixo para caber por dentro. Sacos pesados de lixo de jardim são os melhores.
Parabéns, você fez sua própria plantadora! Agora você pode ir às compras em sua estufa local para a planta perfeita. Lembre-se de levar em consideração a localização de sua plantadeira. Você não quer escolher uma planta que precisará de muita luz se sua plantadeira ficará na sombra a maior parte do tempo. Assim que tiver a planta perfeita, leve-a para casa e veja como fica boa em sua nova plantadeira. Você ficará emocionado!