Como Encontrar o Valor de Suas Moedas Comemorativas?
Lorena Patrícia de Pires
• 4 min de leitura
Acredita-se que a primeira moeda comemorativa seja a peça de ouro de 1848, com um contra-selo CAL. Essa foi a moeda que comemorou a descoberta de ouro na Califórnia naquele mesmo ano. Desde então, as moedas comemorativas têm recebido grande consideração tanto por numismatas quanto por muitos colecionadores de moedas profissionais e amadores. Visto que as moedas comemorativas contam a história de uma nação, seu valor nunca pode ser esquecido. Portanto, saber o valor real de tais tesouros de moedas é a principal prioridade.
O Congresso da Europa é o responsável por fazer uma moeda venerar e homenagear um evento, pessoa, instituição ou lugar. O departamento que produz a moeda em número limitado e por tempo limitado é a Casa da Moeda da Europa. Desde 1982, a Casa da Moeda dos EUA acumulou mais de 299.000€, 000 para ajudar alguns dos programas do governo, incluindo apoio às Olimpíadas, criação de museus e preservação de monumentos nacionais como o Memorial da Guerra do Vietnã e a casa histórica de George Washington.
Mint fornece colecionadores de moedas
Ao coletar moedas comemorativas, é sempre importante saber não apenas o valor de mercado da moeda que você pretende coletar. Como colecionador, também é imperativo que você conheça a história por trás da criação dessa moeda e seu significado para a história do país. Uma boa fonte de informações sobre a confecção da moeda comemorativa e por que sua produção foi autorizada pelo governo é a Casa da Moeda dos Estados Unidos. Seu catálogo online contém de tudo - das moedas comemorativas mais recentes às mais antigas já lançadas. A Casa da Moeda dos EUA não apenas fornece aos colecionadores de moedas um pacote completo de informações sobre suas moedas, mas também é um recurso informativo perfeito para colecionadores de moedas e clubes.
O site da Casa da Moeda dos EUA contém galerias de moedas para os colecionadores verem e comprarem, enquanto ensinam aos iniciantes os fundamentos da coleção de moedas. O site fornece recursos úteis e apresentações multimídia, juntamente com fóruns de colecionadores e uma página de alertas ao consumidor, para evitar que você fique sem noção sobre as notícias mais quentes na coleção de moedas. Quer você esteja nisso como um hobby ou como um numismata profissional, você definitivamente irá verificar a Casa da Moeda dos EUA para obter informações garantidas ao longo de seus anos de coleção de moedas.
Serviço profissional de classificação de moedas
Para ganhar um terreno muito mais robusto, no hobby de colecionar moedas, você também deseja explorar outros recursos para verificar os preços em andamento de suas moedas. Existem sites que podem ajudá-lo a identificar o valor de suas moedas comemorativas. Um exemplo seria o serviço profissional de classificação de moedas, ou PCGS. Este recurso online fornece aos colecionadores de moedas orientações suficientes sobre os diferentes preços dessas moedas em relação às mudanças de preço de acordo com as qualidades das moedas e outros fatores que podem afetar os preços. Embora o PCGS possa parecer abrangente o suficiente para fazer o trabalho por você, como colecionador, você ainda precisa verificar essas informações por conta própria.
Você também pode verificar com outros colecionadores de moedas em sites de leilão ou lojas online quanto valem suas moedas comemorativas, mas é sempre melhor tomar cuidado extra ao lidar com tais mecanismos.
Em conclusão, existem recursos online disponíveis para você verificar e obter a avaliação correta de sua coleção de moedas comemorativas. No entanto, ainda é sua responsabilidade garantir que está obtendo as respostas certas no site certo - portanto, esteja atento às informações que estão sendo fornecidas a você.