Tocar piano é bom para a alma, então você deve aprender a trabalhar as teclas pretas e brancas para que, no final de um dia muito longo e cansativo no mundo, você possa ir para casa, se servir de uma taça de vinho e começar jogando para deixar o estresse diminuir.
Se você realmente quer aprender a tocar piano, envolva seus filhos no processo.
Escolha métodos de piano
Aqui estão as maneiras de escolher métodos de piano para crianças e adultos:
Para crianças:
Método Alfred - Este método é um uso pesado de fotos e imagens gráficas para ensinar a posição dos cinco dedos ao tocar piano. A desvantagem é que, além de tocar na posição dos cinco dedos, os alunos desenharão um espaço em branco quando receberem uma partitura da qual devem ler as notas para poder tocar. Os desenvolvimentos mais recentes neste método incluem o uso de software e CDs para explicar o método. Você precisa saber que esse método é apenas o começo da exposição de seu filho ao toque de piano. Ele deve ter mais aulas aprendendo com diferentes métodos à medida que melhora.
Método Bastien - Esta é uma maneira divertida de os jovens aprenderem a técnica. Ainda mais aconselhável como método introdutório para crianças que não têm experiência em música. Seus filhos vão adorar a forma como a técnica de tocar piano é ensinada visualmente por meio do uso de imagens e gráficos. Os professores de piano que seguem esse método usam a série "A Line a Day", que envolve 4 níveis de introdução à leitura à primeira vista.
Método da árvore musical - também conhecido em termos próprios como Método de Clark. Este é um método fantástico para ensinar as crianças a jogar como membros de um conjunto. Além disso, eles aprenderão como ler intervalicamente, contar frases, definir formas e progredir para métodos masterais de tocar.
Faber e faber - Este método também usa gráficos, mas é melhor para uma criança que quer brincar. Isso basicamente complementa as principais aulas de piano com peças práticas que seu filho pode usar em seu tempo livre.
Método de ritmo - apresenta o aluno à música clássica de piano. Este é o método mais desafiador que ensina seu filho a ler notas avançadas e básicas e o desafia a ser o mais criativo possível em sua abordagem musical. Este método também desencoraja a posição de tocar como a habilidade principal para acertar as teclas enquanto toca piano.
Método Robyn - usa a leitura de intervalos e notas únicas que os alunos cantam em voz alta enquanto executam os exercícios. Isso é feito sem o uso de jogo de posição. Se este for o método que será ensinado a seu filho, ele será solicitado a atingir a nota exata tanto vocal quanto musicalmente. Esta é também uma introdução ao pedalar, embora alguns professores de música possam achar que o estilo de pedalar empregado por este método precisa de muita atualização.
Método Suzuki - Um método japonês de instrução que envolve a exposição a vários compositores que comprovadamente ajudam a melhorar a leitura das notas e a compreensão auditiva. Este método é o que você deseja que seu filho aprenda para superar a performance na frente de um grande público, porque ele o expõe a diferentes performances de bolso até que ele esteja pronto para um grande local. Se a instrutora disser que ela ensina esse método, ela deverá mostrar a você uma prova de que concluiu seu estudo em uma instituição de ensino de música Suzuki reconhecida.
Para adultos:
Toque por escolha - você pode esperar aprender a ler acordes individuais, notas e relações intervalares enquanto toca as teclas seguindo o contorno melódico em vez de tocar a posição. Você será exposto a vários gêneros musicais e ao final de cada sessão, será solicitado que toque as peças de sua escolha.
Método de Bastien - Se você prefere aprender a tocar piano em seu próprio lazer e como hobby, este é o método para você. Este método usa muito o jogo de posição, o que não é difícil de aprender. No entanto, a desvantagem aqui é que você não terá muito repertório para escolher.
Existem muitos outros métodos para adultos, como os métodos Pace e Rote. Pergunte ao seu professor de piano qual método é adequado para você e para a idade do seu filho. Uma coisa é certa, seu filho pode ficar entediado com o tempo, mas você não vai!