Para ter certeza de que o som de sua guitarra está no seu melhor, você precisará arquivar seus trastes ocasionalmente. As etapas abaixo devem ajudá-lo a realizar essa tarefa ocasional. É uma tarefa entediante, mas para garantir que sua guitarra seja bem mantida e tenha a melhor opção de qualidade de som, talvez seja necessário fazer isso uma vez por ano, dependendo da condição da sua guitarra.
- Protegendo sua guitarra. É uma boa ideia proteger o corpo do seu violão com um pouco de papel e fita adesiva, uma vez que você não quer que as aparas caiam sobre o violão e os postes de captação. Seria melhor encontrar uma área espaçosa onde você possa fazer um pouco de bagunça, pois isso resultará em uma grande quantidade de entulho.
- Removendo as cordas. Afrouxe as cordas até conseguir puxar três cordas de cada lado da escala. Prenda essas cordas na lateral do pescoço. Proteja sua escala com algumas tiras de fita também.
- Marcando o topo de seus trastes. Marque o topo de cada traste com um marcador permanente para que você saiba se você os nivelou o suficiente. Se você não tiver um marcador permanente com você, um lápis de cor ou marcador de quadro branco também pode servir como um bom substituto.
- Usando seu nível de aço. Com o uso de um nível de aço com grão 320 de um lado e grão 600 do outro, nivele seus trastes. Adicione 4 camadas de sua fita no décimo traste.
- Recolorir seus trastes. Recolorir os topos do 11º traste em diante.
- Limpando seus trastes. Após a lima, limpe os trastes com um pouco de álcool isopropílico ou um fluido de isqueiro. Ao fazer isso, certifique-se de não fumar ou estar próximo a algo que possa inflamar o álcool inflamável que você está usando para limpar seus trastes. Certifique-se de que não há outras pessoas fumando na sala também.
- Colorindo-os novamente. Recolorir todos os topos de seus trastes novamente com seu marcador e, em seguida, com o uso de uma lima de coroa de diamante, arredondar os lados do traste. Um leve achatamento está no lado esquerdo dos trastes. Estes serão finalizados posteriormente com o processo de "afiação manual". Arredonde os topos dos trastes com o papel de grão 600 úmido e seco.
- Polir os trastes. Buff seus trastes em movimentos curtos e rápidos do primeiro ao último traste. Por último, com o uso de um suporte de borracha de espuma dura de extremidade redonda e grãos de 1500 a 12000, afie e dê polimento aos trastes. Alternativamente, lã de aço grau 0000 também pode ser usada para esta tarefa. Abrasivos de micro malha também podem ser usados nesta tarefa.
Aí está! Algumas dicas sobre como ter certeza de que suas guitarras estão em ótima forma com seus trastes. Lembre-se de que você só precisa fazer isso no máximo uma vez por ano, então é melhor fazer isso da maneira correta na primeira vez para que você não danifique sua querida guitarra no longo prazo.