Pode ser difícil decidir que tipo de iluminação usar em seu jardim. Para tornar mais fácil, restrinja-o perguntando a si mesmo algumas perguntas básicas.
A iluminação do seu jardim precisa ser funcional, decorativa ou ambas? Alguns jardins são equipados com luzes por razões puramente práticas - para ir do ponto A ao ponto B sem tropeçar em algo, por exemplo. Também pode ser um problema de segurança, como uma luz de detector de movimento que acende quando você para na garagem. A iluminação decorativa, por outro lado, é estritamente para fins estéticos - para criar mais uma atmosfera de festa ou para destacar uma característica do jardim.
Que tipo de iluminação é necessária? Existem quatro tipos principais de iluminação de jardim - a gás, elétrica, solar e não alimentada. Luzes de jardim, como tochas, geralmente são movidas a gás. Eles têm um pequeno recipiente que pode ser enchido com combustível líquido. Eles são ótimos para iluminação decorativa ocasional, mas não são muito práticos para o uso diário, a menos que você tenha tempo para reabastecer as tochas com freqüência. Eles também podem representar um risco de incêndio, portanto, tenha muito cuidado para mantê-los longe de plantas ou outros objetos que possam pegar fogo. A iluminação elétrica é mais versátil. Use iluminação elétrica para iluminar caminhos, iluminando características específicas do jardim ou, como mencionado acima, um sensor de movimento que é ativado quando detecta movimento. A iluminação elétrica de baixa tensão para jardim é simples de instalar, mas o transformador deve ser instalado onde não esteja à mercê do clima. Uma garagem ou alpendre são ideais. Para sistemas de iluminação de jardim de alta voltagem, contrate um eletricista. Uma desvantagem de usar luzes elétricas para um caminho de jardim é que você deve ter cuidado para evitar os cabos ao cortar a grama ou usar ferramentas de jardim ao redor deles. A iluminação solar é uma opção simples e versátil. Iluminação solar armazena energia do sol em células fotovoltaicas. Quando o sol se põe, uma fotocélula na luz o aciona para acender. Ele permanecerá ligado até que a energia solar armazenada acabe ou até o sol nascer, o que ocorrer primeiro. A maior parte da iluminação solar usa LEDs, que requerem menos energia do que as lâmpadas. A iluminação sem energia inclui velas e lanternas. Elas são projetadas como fontes de luz temporárias, como durante uma festa. Assim como a iluminação a gás, eles podem representar um risco de incêndio, portanto, considere cuidadosamente onde eles serão colocados.
Quanta iluminação você precisa? Se a sua iluminação for apenas atmosférica, algumas luzes podem ser suficientes. Você pode querer considerar algumas cordas de luzes decorativas penduradas ao redor de sua casa ou em torno de uma cerca de jardim. Por outro lado, se você planeja trabalhar em seu jardim depois de escurecer, você desejará uma fonte de luz muito mais forte. Você pode até pensar em instalar um ou dois holofotes que iluminarão toda a área do jardim.
Que material é apropriado para o seu jardim? A iluminação de jardim vem em uma vasta gama de materiais e acabamentos. Você pode escolher entre ferro forjado, metal pintado ou sem pintura, cobre, plástico e vidro. O ferro forjado e o cobre tendem a ser muito duráveis e se transformarão em uma pátina que se encaixará perfeitamente na maioria dos jardins.
Depois de decidir os requisitos básicos para a iluminação do seu jardim, como função e tipo de iluminação, deixe que seus instintos o guiem. Passeie pelos corredores de uma loja de materiais de construção e veja o que salta à sua frente. Provavelmente, você descobrirá que os estilos de que gosta combinam perfeitamente com o seu jardim.
Cuidado:
Se você tiver alguma dúvida sobre sua capacidade de instalar iluminação elétrica, contrate um eletricista.
Dicas rápidas:
Se você escolher a iluminação elétrica, certifique-se de que o jardim esteja próximo a uma fonte elétrica!