Muitos bares, restaurantes e centros de eventos privados têm noites de karaokê regularmente programadas, o que significa que as chances de você se encontrar com um cancioneiro e uma nota de solicitação em uma noite são muito boas. Para cantores experientes, a ideia de conquistar a multidão com uma imitação perfeita de Pat Benatar pode ser empolgante, mas outros que não são performers por natureza podem achar que toda a experiência do karaokê é um tanto opressora e geradora de ansiedade. Se você se encontra perdido no meio de uma multidão de entusiastas do karaokê e sua única chance é cantar, aqui estão algumas dicas para tornar sua primeira experiência de karaokê agradável.
A seleção da música é muito importante. Leve o seu tempo e leia o songbook completamente. Existem literalmente milhares de músicas disponíveis no karaokê, mas diferentes locais têm diferentes coleções para escolher. Para sua primeira experiência de karaokê, escolha uma música que você possa literalmente cantar no chuveiro. Se você é fã de Elvis Presley ou Johnny Cash, pode querer escolher uma de suas músicas mais conhecidas ou características, não seu material menos conhecido. Muitas pessoas na multidão apoiarão um cantor que escolhe uma música muito popular ou familiar, e uma coisa que você quer do seu lado pela primeira vez é o apoio da multidão. Seja realista sobre seu alcance vocal e estilo e selecione uma música que se encaixa em ambos. Alguns cantores estreantes acham que a música country é mais fácil do que o rock, mas outros acham que cantar músicas desafinadas de "rock de fraternidade" como Louie, Louie ou Wooly Bully é menos intimidante. Se você não estiver feliz com sua performance, você pode tentar um gênero musical diferente para sua próxima música. O truque é não morder mais do que você pode mastigar vocalmente para sua primeira experiência de karaokê.
Permita que os gráficos do karaokê o guiem. A maioria dos sistemas de karaokê possui um monitor de vídeo que exibe a letra de uma música escolhida enquanto a música é reproduzida. O display gráfico também deve fornecer informações essenciais, como a contagem regressiva antes dos versos e intervalos instrumentais. Além disso, as letras devem mudar de cor de acordo com a música, então use isso como uma dica para o fraseado e o tempo. Às vezes, a letra pode aparecer algumas batidas antes da melodia real, então vale a pena ouvir as pistas musicais, bem como as visuais. Você também pode experimentar um arranjo ou andamento diferente da gravação original, portanto, permita que os gráficos sejam o seu guia durante as alterações.
Use os monitores vocais para pitch e controle dinâmico. Você pode notar um ou dois pequenos amplificadores apontados em sua direção enquanto você fica em frente à tela de vídeo do karaokê. Este é um monitor vocal projetado para fornecer ao cantor o mesmo som mixado que o público ouve através do sistema de PA principal. Alguns cantores de primeira viagem podem não estar acostumados a se ouvir cantar, mas é melhor do que não ter sistema de monitoramento em absoluto. Quando a música começar, você deve conseguir ouvi-la saindo do monitor vocal e também dos alto-falantes principais. Você também deve conseguir ouvir sua voz saindo do monitor vocal durante a apresentação. Isso deve ajudá-lo a avaliar o quão alto ou baixo você está cantando, para que você possa ajustar de acordo. Você também deve conseguir ouvir se está cantando no tom certo ou se saiu do tom. Um bom monitor de vocal mixado no mesmo nível dos alto-falantes principais deve ajudá-lo a cantar em um nível de volume confortável, um pouco acima do nível de uma conversa normal. Você não deveria ter que gritar ou sussurrar para ser ouvido pela multidão.
Cante para aqueles que estão ouvindo. O público do karaokê pode ser uma multidão difícil para cantores estreantes. Se você olhar para a multidão e sentir indiferença, toque para as pessoas que realmente estão ouvindo você. Se você está nervoso por cantar em público pela primeira vez, ver seus amigos e familiares cantando com você ou batendo palmas ou dançando pode fazer maravilhas para sua autoconfiança. Assim que o público tiver uma noção de seus gostos musicais e estilos vocais, ele deve começar a se aquecer e se tornar mais responsivo. Na primeira vez que você canta no karaokê, convém trazer um amigo ao palco para apoio moral. Se você se tornar amigo de um cantor mais estabelecido, ele também pode concordar em cantar junto com você. O canto do karaokê deve ser um quebra-gelo social e uma válvula de escape construtiva, não uma competição.
Trabalhe para melhorar suas habilidades de canto e performance. A primeira vez que você canta no karaokê é melhor descrita como uma experiência de aprendizado. Algumas partes do desempenho podem correr bem, enquanto outras podem definitivamente deixar espaço para melhorias. O importante é que você se arriscou e subiu no palco. Mesmo que a multidão não tenha enlouquecido ou você tenha confundido completamente o terceiro verso, você fez algo criativo e emocionante. Na próxima vez que você se apresentar, e haverá uma próxima, você pode querer trabalhar nas áreas problemáticas, como o tempo ou o pitch. Você também pode encontrar outras músicas que se adaptem ao seu estilo e alcance vocal e tocá-las várias vezes até se sentir confortável com elas. Você pode até acabar com uma música própria, que agrade a multidão e ajude a definir você como artista.
Cantar karaokê pela primeira vez em público pode ser um dos momentos mais assustadores da sua vida, mas muitas pessoas descobriram que fica mais fácil com o tempo. O medo e a ansiedade de cantar em público são frequentemente substituídos pelo sentimento de aceitação e apreciação por um público atento. Lembre-se de começar de forma simples e aumentar seu repertório sempre que se sentir confortável.