Os enigmas são quebra-cabeças de palavras de vários níveis de dificuldade. Alguns enigmas, do "o que é preto e branco e lido de novo?" variedade, são familiares a praticamente todos e se forem contados a qualquer pessoa, exceto a uma criança que está se beneficiando de uma primeira audição, eles soam como irritantes e banais.
Variações sutis
Enigmas mais complicados são desafios intrincados e são os mais divertidos. Para resolver um enigma verdadeiramente alucinante, você deve ter o domínio da língua em que o enigma é contado, compreender o significado das palavras usadas no enigma e apreciar que variações sutis às vezes podem alterar o significado das palavras.
Os enigmas são melhor contados, não lidos, porque as palavras exigem uma escuta atenta. Assim, o sucesso de um enigma - sua capacidade de divertir e desafiar - depende da habilidade demonstrada ao contar:
- Antes de reunir coragem para contar um enigma, você deve ler o enigma algumas vezes, primeiro silenciosamente e depois em voz alta, para que você entenda claramente seu significado e seja capaz de pronunciar todas as palavras corretamente.
- Memorize o enigma. Assim, quando você contar o enigma a alguém, ele vai pensar que você é inteligente, possivelmente até acreditando que você mesmo inventou o enigma. Nada é mais chato do que ouvir alguém ler em voz alta. Os enigmas devem ser contados, não lidos.
- Ensaie sua apresentação. Conte a charada com entusiasmo e use a inflexão de sua voz para as palavras-chave. Se for óbvio que você está se divertindo contando a charada, a outra pessoa provavelmente verá a charada como uma experiência agradável.
- Se seu amigo lhe pedir para repetir o enigma, faça-o com alegria, novamente com o entusiasmo apropriado.
- Dê ao seu amigo tempo suficiente para responder, mas não permita que ele saia de sua presença. Não é justo para ele perguntar a outra pessoa ou pesquisar a resposta.
- Seja educado, não importa qual seja a resposta do seu amigo. Se ele responder corretamente, elogie-o por ser tão inteligente. Se ele der uma resposta errada, responda: "Boa tentativa, mas aqui está a resposta que eu tinha em mente." E se seu amigo disser com relutância: "Desisto", evite rir dele ou fazê-lo se sentir inadequado.
- Mais importante, convide seu amigo para contar a charada para outra pessoa. Um bom enigma merece ser compartilhado com o maior número de pessoas possível.