Um ponto de cetim largo tende a se soltar e se desfazer facilmente, enquanto um ponto de preenchimento é quase indestrutível.
Digitalização de qualidade se traduz em bordados superiores
Configurar ou digitalizar um desenho é tão importante quanto o próprio bordado. Pode até ser um pouco mais importante porque, se você não tiver conceitualizado o design de forma sólida, ele aparecerá na falta de qualidade quando bordado.
Uma vez que existem inúmeras marcas, tipos e níveis de software disponíveis para digitalização e cada programa funciona um pouco diferente do seguinte, cabe a você familiarizar-se com o funcionamento do seu software. Este artigo abordará como configurar um design de três cores (sem letras), dando dicas gerais de configuração, sugestões para seleções de pontos e ideias para ajudá-lo a criar bordados de qualidade por meio de digitalização superior.
Passo 1
Estude o design - reserve alguns minutos para olhar para o design conforme fornecido a você em uma cópia impressa da obra de arte, ou como enviado a você por e-mail ou retirado de um site (com permissão).
Você pode achar necessário simplificar alguns dos detalhes, como verá a seguir. Mas, cuidado - faça isso apenas com o consentimento do cliente. Seria um pouco desanimador se você simplificasse, mostrasse ao cliente e depois fosse informado para voltar e adicionar detalhes.
Para este projeto, transforme o ponto de cetim em um ponto de preenchimento para que a linha fique mais alinhada ao tecido.
Ao olhar para o design, observe:
Quantas cores serão usadas.
Qual será o tamanho final (logotipos no peito esquerdo geralmente têm 2-4" de largura e designs nas costas geralmente têm 10-12" de largura).
Em que tipo de tecido este desenho será usado.
Passo 2
Decida a primeira cor e o ponto a ser usado - considere a base do desenho.
Decida qual das três cores pertence aos outros pontos. No caso desta cabeça de gladiador de três cores, o ouro é visto em todo o design, mas não precisa ser usado como um contorno.
Crie um contorno do rosto e do capacete e use um ponto de "preenchimento" suave. Um ponto de preenchimento é como ele se descreve no sentido de que irá preencher todos os espaços.
Em seguida, usando um ponto "running", um único ponto em uma linha, passe para a escova do capacete. Dessa forma, você não precisa fazer um corte, pois o ponto corrido será coberto mais tarde.
Para dar fluxo e forma à escova do capacete, use um ponto "cetim", que é definido como um único golpe de linha de um lado para o outro. A luz refletirá na direção dos pontos para ajudar a criar um efeito 3D.
Para este projeto, transforme o ponto de cetim em um ponto de preenchimento para que a linha fique mais alinhada ao tecido.
Ao configurar o ponto de preenchimento para um desenho do peito esquerdo, quanto mais curto, melhor para o comprimento do ponto é uma boa regra. Isso o ajudará a ter uma aparência mais lisa e a cobrir o tecido com mais eficácia.
Finalize esta cor com um nó e uma guarnição.
Etapa 3
Segunda cor e ponto a serem usados - Segundo ponto de preenchimento.
Para este projeto, o roxo é a segunda cor.
Como não há grandes áreas para preencher, use um ponto de cetim para cada área.
Transforme esses pontos de cetim em pontos de preenchimento, conforme descrito acima.
Terceira cor - quando um desenho, como esta cabeça de gladiador, tem contorno preto, é melhor guardá-lo para a última cor para cobrir quaisquer pontos corridos usados anteriormente.
Usando o ponto satin, crie o contorno.
Nesse caso, comece pelo pescoço, depois passe para a escova do capacete e o detalhe do capacete, terminando com o detalhe do rosto e protetores de testa e bochechas. Isso ajudará a colocar os pontos em camadas para cima, mais uma vez dando um efeito 3D.
Termine com um nó e uma guarnição.
Dicas muito úteis:
Compensação de tração - Quando as linhas são costuradas no tecido, elas vão puxar e subir se os pontos estiverem sendo colocados horizontalmente. Considere isso ao estabelecer a base, reduzindo o ponto de preenchimento na parte superior e inferior e esticando-o lateralmente para acomodar a puxada. Vai parecer gordo e atarracado no início, mas vai funcionar quando o contorno for costurado.
Comprimento do ponto - Para desenhos de peito esquerdo, usar um ponto curto para qualquer preenchimento impedirá que o desenho enrugue. Ao costurar desenhos de costas inteiras, como em jaquetas, um ponto de preenchimento mais longo pode ser usado.
Underlay - como qualquer edifício, uma base sólida é a primeira regra. Underlay é um tipo de ponto costurado antes que o preenchimento real seja costurado. Isso pode ser colocado perpendicularmente à direção do ponto de preenchimento ou um efeito de rede pode ser costurado, que irá diagonalmente em ambas as direções para o ponto de preenchimento. No ponto cetim, duas linhas de underlay dão uma base muito boa, exceto nas costas da jaqueta e então quatro linhas são sugeridas.
Densidade aumentada - se você estiver costurando uma linha de cor clara em um material escuro, sugere-se aumentar a densidade para que mais pontos sejam colocados.
Ponto cetim para costas de jaqueta - Ao configurar um desenho para costas de jaqueta, é altamente recomendável transformar todos os pontos de cetim em pontos de preenchimento para prender a linha corretamente. Um ponto de cetim largo tende a se soltar e se desfazer facilmente, enquanto um ponto de preenchimento é quase indestrutível.