Aprenda sobre tecidos para cortinas e cortinas de costura
Cortinas e coberturas de janela podem tomar um ambiente insípido e torná-lo espetacular. Com um pouco de tecido e criatividade você pode criar cortinas e cortinas que tornam seu ambiente sofisticado ou descolado, o que for mais adequado para o ambiente. Siga estas instruções para saber como fazê-los em casa.
Materiais: Fita métrica Tecido drapejado Tecido forro Tesoura Hardware para tapeçaria incluindo haste Máquina de costura e linha
Meça a janela. Use sua fita métrica para medir a largura e a altura da janela. Se você já tem uma haste de cortina para usar, meça também, uma vez que é mais larga que a janela. Lembre-se de que essas medidas não incluem as folgas extras para bainha, bolso da haste na parte superior ou costuras laterais. Se você quiser cortinas cheias e onduladas, precisará adicionar tecido extra em seus cálculos.
Decida quanto tempo as cortinas devem ter. As cortinas podem cair no chão, se juntar no chão ou ficar logo abaixo da janela. A escolha é sua. Depois de decidir como deseja que as cortinas da janela pareçam, meça o comprimento.
Compre o tecido. Ao comprar tecido, é melhor errar no lado da cautela e pedir mais do que você acha que vai precisar. Na maioria dos casos, você desejará dobrar o comprimento e dobrar para triplicar a largura. Isso permite todas as costuras, alguns ondulações para a largura e para quaisquer erros que você possa ter feito na medição.
Lave o tecido. Lave e seque o tecido para que, se for encolher, o faça antes de começar a cortar. Passe o tecido a ferro para criar uma superfície lisa.
Meça e marque os painéis. Se você estiver fazendo cortinas de janela com dois painéis idênticos, a melhor maneira é dobrar o tecido ao meio e começar a medir e marcar onde os cortes devem ser. Novamente, você não quer cortinas que se ajustem bem sobre a janela, portanto, para medir a largura, você deve medir a bainha de cada lado, não a face real do painel. Quanto ao comprimento, você desejará ser mais preciso. Crie marcas onde dobrar o bolso da haste na parte superior. Se você estiver usando ferragens ou hastes de espessura extra, certifique-se de verificar a largura. Em seguida, marque a bainha inferior para ver como deve ser pendurada. Verifique suas medidas várias vezes no que diz respeito ao comprimento. Você não quer ter que refazer a bainha.
Separe os painéis. Depois que tudo estiver marcado em ambos os lados, corte o tecido para separar os dois painéis.
Costure o forro e as bainhas laterais. Ao costurar cortinas, geralmente é mais fácil colocar o forro na parte de trás do tecido e costurar o forro ao mesmo tempo em que costura as bainhas. Isso torna menos linhas de costura visíveis. Dobre o tecido sobre o forro na largura da bainha e costure a bainha.
Costure o bolso da haste e a bainha inferior. Costure ao longo das costuras que você marcou anteriormente. Certifique-se de que as costuras superior e inferior se sobreponham ao tecido de forro, de forma que ele seja costurado com segurança e oculto pela cortina.
Passe as cortinas na haste e pendure no lugar. Depois que as cortinas são costuradas, elas estão prontas para pendurar. Deslize a haste através do bolso da haste de ambos os painéis e pendure a haste. Organize os painéis com a aparência desejada.
Fazer cortinas e cortinas é fácil, desde que você gaste o tempo extra para verificar suas medidas e decidir sobre a aparência que deseja antes de começar a cortar e costurar. Siga estas instruções e você aprenderá a fazer cortinas e cortinas simples para dar um toque especial a qualquer cômodo da sua casa.