O ponto cruz é uma arte divertida e fácil de aprender. Ele permite que aqueles de nós sem um único osso artístico em nossos corpos criem designs bonitos e intrincados. Existem dois tipos de ponto cruz: ponto cruz pré-impresso e ponto cruz contado. Para fazer pontos de cruz contados, você precisará saber como ler um gráfico de pontos de cruz. Não é nada difícil.
Ao olhar para o gráfico de ponto cruz, você verá vários tipos diferentes de informações. Mais à esquerda, há uma mesa. A primeira coluna listará muitos símbolos. Se você olhar para esses símbolos, verá que eles correspondem a diferentes quadrados no gráfico. A próxima coluna listará o número do fio de bordado que você precisa usar para cada símbolo. A maioria dos gráficos lista os números de dois grandes fabricantes de fio dental: Anchor e DMC. Também pode haver uma coluna listando um nome comum para a cor do fio dental. Para concluir o design, você precisará comprar fio dental em cada uma dessas cores. Uma meada geralmente é suficiente, a menos que o desenho seja muito grande.
Abaixo da tabela, você verá instruções específicas para o design. Por exemplo, pode informar a cor a ser usada para costura traseira, quantos fios de fio dental usar para diferentes tipos de tecido, bem como quaisquer pontos especiais usados.
Você também encontrará uma lista que informa qual será o tamanho do design final, dependendo da contagem de threads. Sempre compre um pedaço de tecido pelo menos cinco centímetros maior de cada lado do que o projeto concluído para permitir o enquadramento e o tapete. Use um tecido de trama uniforme - um tecido em que a contagem da linha em ambas as direções é a mesma. Se você fosse fazer um ponto cruzado em um tecido que não tivesse uma trama uniforme, os X seriam mais longos em uma direção ou na outra. Você pode comprar um tecido feito especialmente para ponto cruz, como o tecido Aida, mas qualquer tecido de trama uniforme funcionará perfeitamente bem.
Se o tamanho do tecido que você está usando não estiver listado, o gráfico também lista as dimensões dos pontos da peça. Com uma fórmula simples, você pode determinar a quantidade de tecido necessária: se o desenho costurado tiver 150 pontos de largura por 120 pontos de altura e você quiser usar um tecido de 15 contagens (o que significa que são 15 quadrados por polegada), basta dividir 150 por 15 para a largura e divida 120 por 15 para a altura. Portanto, você compraria um pedaço de tecido de aproximadamente 36 centímetros (150/15 mais quatro polegadas) por 30 centímetros (120/15 mais quatro polegadas).
Ao olhar para o gráfico real, você verá uma seta em cada lado. Essas setas mostram onde está o meio do design. Isso é muito importante para que você possa centralizar seu desenho no tecido. Para encontrar o centro do tecido, dobre-o transversalmente e amasse, depois dobre no sentido do comprimento e amasse. Se desejar, você pode alinhavar uma linha ao longo de cada um desses vincos como referência. Certifique-se de usar uma linha de cor clara para não manchar o tecido. Remova o alinhavo quando o desenho estiver concluído.
Agora você está pronto para costurar! É mais fácil começar perto do centro e trabalhar para fora. Seguindo a tabela, complete todos os pontos de cruz com a cor apropriada e, em seguida, volte e conclua os pontos de trás e quaisquer pontos especiais.
Agora você conhece todos os segredos da leitura de um gráfico de ponto cruz! Em nenhum momento, você estará costurando como um profissional.