Trovões e relâmpagos são fenômenos fascinantes, desde tempos imemoriais até o momento em que Benjamin Franklin decidiu realizar seus experimentos com uma pipa. Estudos elementares nos permitem saber que a luz e o som viajam pelo ar ou outras mídias em velocidades diferentes, razão pela qual você costuma ouvir o som de um trovão depois de realmente ver o relâmpago. Os relâmpagos ocorrem por conta da criação e descarga de energia elétrica entre áreas de condutância oposta. Isso pode acontecer entre nuvens, dentro de uma nuvem ou da nuvem para o solo. O rápido aquecimento e resfriamento do ar durante os relâmpagos causam ondas de choque que ouvimos como trovões.
Como descobrir onde exatamente o raio está atingindo? Quão perto ou longe de você isso está acontecendo? Se você está interessado em saber, continue lendo...
CALCULANDO A DISTÂNCIA
Verifique o céu para o próximo clarão de relâmpago imediato.
Conte o número de segundos desde o momento em que você vê o flash até ouvir o som do trovão.
Divida o total de segundos contados como acima por 5. A resposta é a distância em milhas de quão longe o raio está de você.
Por exemplo, se você contou um total de 10 segundos entre o primeiro flash e o momento em que ouviu o trovão, o raio está a 2 milhas de distância de você. Para calcular em quilômetros, 1 milha = 1.609 quilômetros, portanto, a distância será de aproximadamente 3,22 quilômetros.
LEMBRAR...
Luz e som viajam em velocidades diferentes, o primeiro muito mais rápido do que o último.
A velocidade do som é afetada pela mídia em que ele viaja - vácuo, ar, etc. No ar, fatores como umidade, temperatura, altura e densidade determinam a velocidade em que o som irá viajar.
O relâmpago não ocorre como um único golpe; frequentemente haverá vários flashes simultâneos e pode ser difícil rastrear qual flash causou os sons exatos que você ouvirá.
Este é apenas um método aproximado simples para calcular a distância, não 100% infalível. O raio pode se espalhar por um raio de até 10-15 milhas para um único flash, então uma distância segura para ficar longe de ser atingido por um raio deve ser no mínimo da faixa de distância acima ou mais.
É melhor ir para o abrigo mais próximo, que seja totalmente coberto. Não entre em contato com nenhum objeto ou superfície de metal, pois a maioria dos metais são bons condutores de eletricidade e os raios são uma carga elétrica!
Últimas atualizações meteorológicas
É muito importante lembrar que o raio pode matar e sua primeira reação básica deve ser encontrar um abrigo seguro. "Prevenido vale por dois" e, portanto, acompanhe as últimas atualizações do tempo antes de sair; procure um abrigo seguro imediatamente caso seja pego ao ar livre; e fique longe de objetos altos e isolados, como árvores, torres ou postes. RCP imediata e primeiros socorros para as pessoas afetadas são recomendados.