A melhor maneira de escolher uma caneta de caligrafia é testando algumas marcas e tamanhos diferentes.
Canetas de caligrafia vêm em uma grande variedade de tamanhos, formas, pesos e preços. Pode ser difícil saber qual caneta é a certa para você, especialmente se você for um iniciante em caligrafia e canetas-tinteiro em geral. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar uma caneta que será confortável e funcionará bem em suas mãos.
A melhor maneira de escolher uma caneta de caligrafia é testando algumas marcas e tamanhos diferentes. Encontre um revendedor de boa reputação e experimente. As lojas de materiais de arte geralmente têm uma boa variedade de canetas de caligrafia e permitem que você experimente antes de comprar. Existem algumas lojas especializadas em canetas por aí, mas podem ser difíceis de encontrar, especialmente se você não mora em uma cidade grande.
Caneta de caligrafia confortável
É muito importante que sua caneta de caligrafia fique confortável em sua mão e que você possa usá-la sem forçar ou segurar sua mão em um ângulo não natural. A escrita deve ser fluida e a caneta deve caber facilmente em sua mão.
Forma da ponta - as pontas das canetas de caligrafia vêm em uma variedade de formas, com pontas arredondadas, largas ou de cinzel.
Aqui está o que você deve procurar ao experimentar uma caneta de caligrafia:
Width Nib - A largura da ponta vai depender muito do tipo de caligrafia que você quer fazer. Pontas mais largas funcionarão melhor com texto maior, enquanto pontas mais finas fornecerão mais detalhes para escrita menor. Para começar, experimente uma ponta que mede cerca de um milímetro e meio de largura e vá aumentando gradualmente para os maiores.
Forma da ponta - as pontas das canetas de caligrafia vêm em uma variedade de formas, com pontas arredondadas, largas ou de cinzel. Pontas de cinzel são geralmente as mais fáceis para começar, pois são menos propensas a arranhar ou rasgar o papel, mas ainda assim apresentam bordas e linhas nítidas.
Flexibilidade - as pontas das canetas de caligrafia podem ser muito rígidas ou bastante flexíveis, dependendo do que são feitas. Essa diferença de flexibilidade dá a um calígrafo experiente mais controle sobre seu trabalho, mas se você está apenas começando, certifique-se de usar a ponta e a caneta facilmente. Se você tende a pressionar o papel com força ao escrever, escolha uma ponta rígida para melhor controle. Para espessuras variadas em sua escrita, uma ponta mais flexível fará um trabalho melhor.
Peso e espessura da caneta - Isso é realmente uma questão de preferência. As canetas vêm em todos os pesos e tamanhos, então escolha uma que seja confortável em suas mãos.
Faça kits iniciais de caligrafia
Existem muitos fabricantes que fazem kits iniciais de caligrafia para iniciantes. Normalmente contêm uma ou duas canetas, várias pontas de várias larguras e formas, cores de tinta diferentes, bem como um livro com alfabetos variados para copiar e papel para praticar. Esses kits podem ser caros à primeira vista, mas quando você considera o preço de canetas, pontas e tinta individuais, eles podem ser realmente uma pechincha. A desvantagem de um kit é que, se você não gostar da sensação da caneta, terá que comprar uma substituta de qualquer maneira. Em uma nota positiva, você terá muitos nibs diferentes para experimentar em casa.
Lembre-se de que o mais importante ao escolher uma caneta de caligrafia é o conforto. Se sentir bem a caneta e você pode escrever confortavelmente com ela, você desfrutará muito mais da arte da caligrafia e com maior sucesso!
Dicas rápidas:
Para facilidade de uso, escolha uma caneta que usa cartuchos de tinta para que você não tenha que recarregar a caneta manualmente.