Antes de usar um motor de passo, é importante entender alguns termos básicos como motor DC, CNC, servo, controle, controlador, driver, driver IC, bipolar e steppers. Você também precisa saber como ler e compreender os diagramas do motor de passo para entender melhor como os motores de passo funcionam.
Observe que os motores CC normais e os motores de passo diferem na operação. A tensão aplicada aos terminais dos motores CC faz com que eles girem imediatamente, enquanto os motores de passo têm uma peça de ferro em forma de engrenagem de quatro fases com vários eletroímãs presos ao seu centro.
Correntes elétricas alternativas
Quatro bobinas de fio são encontradas dentro de um motor de passo, posicionado a 90 graus de distância, como um relógio em 12, 3, 6 e 9. Ele tem um rotor giratório no meio equipado com ímãs permanentes em torno de sua circunferência. Em cada volta em que o rotor gira, os ímãs passam, se aproximam e se afastam das quatro bobinas. Conforme cada ímã passa por uma bobina de fio, ele provoca o fluxo de eletricidade através da bobina. As correntes elétricas alternativas fluem então através das bobinas em várias quantidades.
Como um motor multifásico, o motor de passo é ideal para projetos de geração de eletricidade. Seu motor de quatro fases permite que a eletricidade flua continuamente até sua capacidade máxima para a próxima bobina, mesmo que a eletricidade falhe em uma bobina. A eletricidade total gerada a partir das quatro fases fundidas e retificada para produzir uma tensão e uma corrente contínua (CC) quase constantes.
Motor de passo de fio
A fiação para motores de passo vem principalmente em 6 fios, mas existem motores de passo disponíveis com 8, 5 ou 4 fios. Um fio com duas pontas do mesmo comprimento, uma viva e a outra comum, compõe cada uma das quatro bobinas. Um motor de passo de 6 fios possui 2 pares de fios comuns unidos. Para um motor de passo de 5 fios, todos os 4 comuns são unidos, enquanto em um motor de passo de 8 fios todos os 4 fios comuns são separados uns dos outros.
Os diagramas esquemáticos geralmente vêm com novos motores de passo, mas se você tiver apenas um diagrama antigo recuperado, ainda será fácil entender e identificar os fios em um motor de passo.
Bobinas de motor de passo
Use um multímetro entre os diferentes pares de fios para medir a resistência. O motor só funcionará corretamente se todas as quatro bobinas do motor de passo tiverem resistências quase idênticas. Um fio comum e um fio vivo juntos terão apenas uma bobina entre eles, enquanto dois fios vivos terão duas bobinas entre eles, conforme ilustrado neste diagrama:
Portanto, se a resistência medida de um par de fios for o dobro da de outro par de fios, o par com o dobro da resistência medida é ambos vivos. O outro par tem um comum e um vivo. Assim que os fios comuns forem identificados, rotule-os de acordo.
Visite http://doc.ic.ac.uk/~ih/doc/stepper/control2/connect.html para obter descrições detalhadas e diagramas para várias conexões de motor de passo.
Para projetos CNC construídos em casa, existem drivers de motor de passo regulados por corrente PWM bipolar com micro-passo de eixo, ou controladores e CIs de driver disponíveis com diagramas de motor de passo mais complicados para estudar.