Claro, você já viu muitas fotos na Internet ou na televisão da superfície da lua cheia de crateras, da enorme mancha vermelha de Júpiter e dos anéis deslumbrantes de Saturno, mas vê-los por meio de um telescópio dá a você uma perspectiva totalmente nova do universo e uma maior apreciação por suas 'muitas maravilhas.
Antes de aprender a usar um telescópio, familiarize-se com o tipo de telescópio que você comprou.
Tipos de telescópio: Existem três tipos de telescópio: um telescópio refletor (também conhecido como Newtoniano), que usa um grande espelho na parte de trás do telescópio para coletar luz; um telescópio refrator, que usa uma lente na frente do telescópio para coletar luz; e um telescópio catadióptrico, que é um híbrido dos dois. Os telescópios refratores são os mais comumente usados, embora tanto os refratores quanto os refletores forneçam imagens excelentes.
Ampliação e abertura: a ampliação não é tão importante quanto a abertura. A abertura é o diâmetro da lente principal que coleta a luz estelar entrante. Quanto maior a lente, mais luz entra e mais brilhantes são as imagens.
Montagens: determine como seu telescópio é montado. É altazimute ("alt-az") ou equatorial. As montagens de Altazimuth são montagens simples de cima para baixo e da esquerda para a direita, permitindo que o telescópio se mova simultaneamente em ambos os eixos. Montagens equatoriais também têm dois eixos, mas são projetadas para ter um ponto de eixo para a Estrela do Norte. As montagens Alt-az são intuitivas de usar e mais baratas.
Aprenda o céu. Reserve um tempo para olhar e estudar os mapas estelares. Existem vários bons livros e publicações mensais com mapas disponíveis. Mapas estelares também estão disponíveis na Internet.
Configure o telescópio. Coloque o telescópio ao ar livre, de preferência na grama, aproximadamente 30 minutos antes de planejá-lo. Isso permite que as temperaturas se igualem. Evite usar o telescópio em uma noite ventosa - o ar deve estar parado. Nunca use seu telescópio através de uma janela.
Posicione o telescópio de forma que tudo fique em ângulos retos. O telescópio deve ser colocado em uma superfície plana e as pernas do tripé totalmente estendidas.
Se você tiver um telescópio montado equatorialmente, alinhe-o. Incline o telescópio para que um eixo (o eixo de ascensão reta) aponte para a Estrela do Norte girando o botão de ajuste de latitude. Depois de encontrar a Estrela do Norte pela ocular, aperte o botão de trava de latitude. Em seguida, incline o telescópio de forma que o eixo de declimação fique na estrela ou objeto que você está tentando rastrear.
Alinhe o escopo do localizador. O buscador deve ser alinhado precisamente com o telescópio para que ambos apontem exatamente para o mesmo ponto. Primeiro, insira a ocular de menor potência e aponte o telescópio para um planeta brilhante ou a lua. Depois de centralizá-lo na ocular, trave-o. Agora, afrouxe os três parafusos de dedo que prendem o buscador no lugar e olhe pela ocular, que deve ter uma cruz ou "X". Alinhe o planeta na cruz e aperte os parafusos de forma que mantenha o buscador no lugar.
Aproveite suas noites olhando para o céu noturno através de seu telescópio!