Ser voluntário em um abrigo para mulheres é uma das maneiras melhores e mais produtivas de passar o tempo. Saiba, entretanto, que isso certamente exigirá de você não apenas seu tempo e suas boas intenções, mas também sua determinação e habilidade. Aqui estão alguns dos guias a serem lembrados se você estiver interessado em ser voluntário em um abrigo para mulheres:
Encontre uma lista de abrigos perto de sua área. Claro, tudo começa sabendo aonde ir se você quiser ser voluntário. Para obter informações sobre este assunto, entre em contato com o escritório do governo local (ou visite o site), especificamente o departamento de serviços sociais ou serviços humanos; ou procure os endereços dos escritórios da YWCA no site da YWCA. Entre em contato com eles para descobrir os requisitos que você deve preencher.
Identifique seus pontos fortes e habilidades particulares que seriam úteis no abrigo. É melhor que você seja o mais específico possível ao listar como pode contribuir para o abrigo para mulheres. Você é bom em tarefas administrativas, como organizar arquivos e agendas? Você é proficiente em outro idioma? Você entende de computador? Você já teve alguma aula ou experiência anterior relacionada à psicologia ou serviço social? Liste-os. Dessa forma, você seria capaz de identificar por si mesmo a melhor forma de se voluntariar, além disso, durante a entrevista, você seria capaz de especificar como pode ser um trunfo para o abrigo.
Esteja pronto para a entrevista. Você teria que passar por uma entrevista antes que seus serviços pudessem ser aceitos. Normalmente, os abrigos são muito cautelosos quanto a quem aceitar como voluntários e provavelmente avaliariam sua prontidão para possivelmente entrar em contato com mulheres que sofreramtraumasfísicos e emocionaisgraves.
Preencha os formulários necessários. Você precisará indicar sua melhor programação para o voluntariado. Você deve saber que é melhor se comprometer com uma programação regular (como dias específicos da semana), para que as pessoas do abrigo saibam quando podem esperar que você esteja lá.
Ser treinado. Conforme mencionado, as intenções sinceras não são suficientes para ser voluntária em um abrigo para mulheres. É muito importante que você esteja o mais equipado possível desde o início, para que possa realmente ajudar as mulheres. Primeiro, leia livros sobre como aconselhar e lidar com mulheres vítimas de abuso. Você também deve descobrir como pode ser um defensor deles.
O abrigo em que você é voluntário pode ter alguns programas de treinamento e seminários para ajudá-lo a estar pronto para enfrentar as tarefas de um voluntário. Você também pode ser uma sombra ou assistente de um voluntário experiente ou de um funcionário do abrigo em tempo integral.
Lembre-se, ser voluntário em um abrigo local para mulheres certamente exigirá seu tempo e esforço, mas considerando que você será a luz que ajudará as mulheres no momento em que elas mais precisam de ajuda, você verá que o voluntariado é um dos mais tarefas produtivas e gratificantes que você pode realizar. Boa sorte e espero que tenha ajudado!