A fibra de carbono é um material feito de tecido de grafite reforçado por uma substância plástica que geralmente é epóxi. É também conhecido como plástico reforçado com fibra de carbono ou composto de fibra de carbono. Se você deseja substituir peças de, digamos, sua bicicleta por fibra de carbono, aqui estão as etapas a seguir:
Prepare tudo. Compre um tipo de tecido de fibra de carbono. Adicione a isso uma lata de laca automotiva em spray; 2 embalagens de resina de laminação; lixa seca e úmida, de preferência de grão 380 e 600; um agente de liberação de molde; e cera de carnaúba dura. Para ferramentas e outros materiais, uma tesoura afiada; tem potes e varetas de mistura; um bloco de fricção; arruelas de aço inoxidável; uma máscara contra poeira; Trapos Tac comprados em revendedores de acessórios para automóveis; luvas de latex; pincéis de pintura; espuma; alguns grandes sacos de plástico; navalha; cordas; e acetona ou álcool metilado.
Faça padrões. Usando a espuma, faça os padrões das peças que você deseja que sejam feitas de fibra de carbono. Usar uma serra de pão para cortar grosseiramente a espuma é uma boa opção. Lixe a espuma para alisar a superfície e aspire a espuma empoeirada para finalmente limpá-la. Pinte sobre uma camada de cola PVA diluída em água na proporção de 50/50 sobre o padrão de espuma. Depois de seco, remova o molde criado cortando a espuma. Aplique a cera dura e cerca de 5 camadas de agente de liberação a frio, respectivamente.
Aplique resina e molde o pano de fibra de carbono. Meça a fibra de carbono passando-a ao redor da moldura. Certifique-se de que pelo menos meia polegada de fibra de carbono seja deixada de fora para se sobrepor quando você finalmente cortá-la. Lembre-se de que você precisará usar uma tesoura bem afiada para evitar que a fibra de carbono esgote nas pontas. Em seguida, misture a resina seguindo as instruções do rótulo. Espalhe a fibra de carbono em uma superfície limpa e lisa e aplique resina nela com o uso de um pincel para fornecer um revestimento de casca. Depois disso, enrole a fibra de carbono ao redor do padrão e pincele delicadamente com um pouco mais de resina, certificando-se de que as sobreposições sejam aplicadas com o material também.
Vácuo. Coloque cuidadosamente o molde com resina e fibra de carbono em um grande saco plástico. Retire todo o ar do saco colocando um bico de aspirador na abertura e amarre-o a seguir. O aspirador de pó cria pressão atmosférica suficiente para forçar a fibra de carbono a assumir a forma do molde. Aguarde 20 minutos para curar. Retire o molde do saco uma vez completamente seco e aplique outra camada de resina. A fibra de carbono moldada deve se separar da moldagem agora.
Acabe com tudo. Adicione mais cinco camadas de resina para garantir que a nova peça de fibra de carbono seja resistente. Lixe a superfície da resina para alisá-la e certifique-se de que o tecido de fibra de carbono não seja danificado no processo. Apare quaisquer bordas de fibra de carbono com uma navalha e finalize com mais algumas camadas de resina para selar adequadamente as bordas e permitir que seque completamente. Limpe as mãos com álcool metilado após todo o processo.
A fibra de carbono é um material muito leve e forte e, como tal, tem sido preferido por muitos fabricantes de automóveis, bicicletas, barcos e aviões.
Dicas rápidas:
Sempre use engrenagens de proteção para evitar acidentes devido ao manuseio de vários produtos químicos.