Aprenda as três etapas do processo de fazer um filme e como colocá-lo em produção
Eles dão Oscars para eles. Eles os mostram em festivais. Eles podem até, em raras ocasiões, pagar por eles.
Os amantes do cinema adoram um curta ou curta-metragem. Na era digital, sua popularidade está crescendo o tempo todo. Se você estiver interessado em fazer filmes, uma versão mais curta pode ser uma ótima maneira de começar a trabalhar.
Claro, você poderia fazer um curta filmando seu irmão cantando "My Sharona" para o YouTube.com, mas se estiver interessado em algo mais substancial, há muitas coisas que você precisa fazer e saber. Você pode precisar de algum tipo de educação cinematográfica para entender muitas dessas habilidades, como escrever um roteiro, como dirigir, como operar vários equipamentos durante e após as filmagens, etc. Mas também existem alguns passos básicos que você pode seguir uma vez você adquiriu a experiência necessária.
O processo de filmagem geralmente se divide em três partes: pré-produção (organização e planejamento antes de filmar), produção (filmagem) e pós-produção. Aqui estão algumas etapas de produção de filmes divididas nessas linhas:
Pré-produção:
Mantenha simples. Existem muitos curtas-metragens muito elaborados, mas, em geral, quando você tem apenas 20-30 minutos para contar uma história - e provavelmente um orçamento pequeno, o que significa equipe limitada, efeitos limitados, tudo limitado - você deseja manter o história simples. Simples, neste caso, significa não apenas altamente focado no conteúdo da história (por exemplo, um personagem perseguindo algo, não dez personagens perseguindo dez coisas...) mas também simples em todos os aspectos da produção. Você não vai, por exemplo, construir facilmente seu próprio modelo em escala do Titanic e afundá-lo. Provavelmente, você não será capaz de filmar em seis países diferentes. Escolha uma história que você possa contar e filmar de forma simples, barata e bem.
Obtenha sua história. Você não pode fazer um curta-metragem sem uma história. Uma história para fazer um filme pode vir de qualquer lugar - uma pessoa com algum dinheiro para queimar pode querer ver uma história específica na tela e contratar alguém para escrevê-la e filmá-la. Um escritor pode estar desesperado para colocar uma história na tela e atrair um diretor para filmá-la. Ou um diretor pode estar morrendo de vontade de contar uma história e colaborar com um escritor para acertar os detalhes ou até mesmo escrever o roteiro inteiro e, então, fazer um filme a partir dele. Seja qual for o caso, se você quiser fazer um filme, você precisa de uma história. Embora seja coisa tanto da lenda de Hollywood quanto da realidade que muitos filmes rodam sem um roteiro finalizado, geralmente não é o procedimento recomendado. Portanto, transforme sua história em um roteiro, dê um polimento e, em seguida, vá para o estágio de filmagem.
Se você não sabe escrever um roteiro, é melhor encontrar um colaborador com alguma experiência que saiba. Como diz o velho ditado, "Um bom roteiro pode ser transformado em um filme ruim, mas um bom filme não pode ser feito a partir de um roteiro ruim." Obtenha sua história, obtenha seu roteiro.
Reúna os principais jogadores. Um filme de qualquer tamanho precisa de várias coisas: pessoas para inventar a história, pessoas para encenar a história, pessoas para lidar com todos os aspectos técnicos do filme (como visual e som), pessoas para fornecer dinheiro e alguém para ser encarregado de tudo. Os termos técnicos para todas essas pessoas, respectivamente, são escritores (cuja importância acabou de ser mencionada), atores, equipe, produtores (ou financiadores) e um diretor (também mencionado acima). Freqüentemente, em curtas-metragens, muitos desses papéis são desempenhados pelas mesmas poucas pessoas. Um escritor-diretor-editor é comum, por exemplo. Ou um ator-escritor-diretor-editor. Se você ainda não está pronto para ser um hifenato quádruplo, anuncie para profissionais (ou até mesmo estudantes) no Craigslist ou em sites de filmes.
Diretor, comece a dirigir. Antes do início das filmagens, uma diretora (e sua equipe de produção, se ela tiver uma...) estará muito ocupada. Você precisará fazer um storyboard e bloquear todas as suas cenas. Isso significa decidir quem vai ficar onde, que ângulos de câmera você vai usar, o que você quer dos atores e do diretor de fotografia (se você não for, na verdade, também o diretor de fotografia). Em essência, cabe a você fazer a importante preparação pré-filmagem de descobrir como vai traduzir o roteiro para seu equivalente visual.
Junto com esse desafio artístico, você terá a tarefa (a menos que você tenha um produtor ou assistente de linha) de definir o cronograma de produção, o orçamento, a aquisição de equipamentos, autorizações e liberações adequadas e todos os outros aspectos técnicos e jurídicos. Há uma razão pela qual eles chamam de "dirigir um filme". Você está encarregado de mais ou menos tudo. Você pode querer pular para aquele assistente agora.
Se você não tiver certeza de algo, não hesite em consultar a ajuda. Pergunte ao conselho estadual de cinema sobre licenças, se necessário. Converse com mentores profissionais da guilda ou consulte pessoas mais experientes. Só porque você está no comando, não significa que tenha todas as respostas.
PRODUÇÃO:
Tomem seus lugares, todos... e - Ação! Assim que as filmagens começam, o diretor ou seu produtor de linha se prepara para manter tudo funcionando dentro do cronograma e do orçamento. Ele fará as filmagens de cada dia e, se todos atrás da câmera e na frente dela estiverem preparados e cuidarem de sua parte no processo, você acabará tendo seu produto acabado.
Seja paciente. Filmar qualquer coisa tradicionalmente requer muitas filmagens, várias tomadas, espera para ligar a câmera, pausas para mudanças de última hora e outros atrasos. Então, enquanto você filma - quer você seja forçado a fazer algo repetidamente ou tenha que esperar vinte minutos para dizer sua única fala - se consolar com o fato de que você realmente chegou ao mundo do cinema.
Esteja preparado. Claro, esteja o mais preparado possível para diferentes solavancos na estrada... Se você estiver filmando ao ar livre, o clima pode não ser confiável. Pessoas importantes podem ficar indisponíveis repentinamente (especialmente se tiverem empregos diurnos...). Você pode estourar o orçamento e precisar pedir mais dinheiro. Fazer um curta-metragem, especialmente com um orçamento baixo - especialmente se você for um cineasta estreante - pode envolver muito planejamento para o inesperado.
Deixe o editor editar. Se você não estiver envolvido na edição de seu filme, pule para a próxima etapa. Se você estiver trabalhando com uma pequena equipe ou equipe de produção, o diretor pode, na verdade, ser o editor. Se você for o editor-diretor, trabalhará principalmente com você mesmo e com quaisquer indivíduos de confiança e suporte técnico de que precisa para editar juntos todas as várias tomadas que adquiriu durante as filmagens. Se você for o editor, precisará colaborar com a diretora enquanto faz o mesmo trabalho na busca de sua visão artística, por mais que seja. Este pode ser um dos elementos mais demorados da produção de um filme, mas também é claramente um dos elementos mais importantes na produção de filmes
A fase de pós-produção também será onde, novamente, o conhecimento técnico é necessário em áreas como, digamos, edição de som e adição de efeitos especiais. Se você não tem esse conhecimento, esses são os especialistas que você pode contratar para sua equipe desde o início do processo de filmagem.
Envie seu filme. Depois de ter um filme finalizado e polido da melhor maneira possível, é hora de vê-lo. Hoje em dia, com a internet, existem muitos pontos de partida a partir dos quais um curta-metragem pode ser lançado para o mundo - sites como ifilm.com e Youtube. Se este é o caminho que você deseja seguir, visite cada site e veja quais são suas políticas e procedimentos para o upload de filmes.
Por outro lado, a forma mais tradicional de ver um curta-metragem é percorrendo o circuito de festivais de cinema. Existem centenas de festivais de cinema. Cada um terá seus próprios requisitos e fornecerá diferentes níveis de exposição ou potencial para prêmios em dinheiro ou outros prêmios. Existem vários bancos de dados de festivais de cinema.
Além de expor seu curta-metragem ao público em geral, às vezes os festivais de cinema conectam cineastas com distribuidores que se oferecem para comprar um filme e enviá-lo. Normalmente, esse é um processo que acontece com filmes de longa-metragem, mas nunca se sabe.
Outra forma de fazer seu curta-metragem ser visto é divulgar sua participação em diferentes festivais e online para que fãs em potencial possam encontrá-lo. Hoje em dia, é muito comum que filmes de qualquer tamanho tenham sites ou páginas do myspace dedicadas a rastrear seu desenvolvimento desde a pré-produção e além.
Fazer um curta-metragem pode ser um desafio difícil, mas também uma experiência gratificante. Se você sonha em ver uma história de sua própria criação na tela de cinema algum dia, por que não aceitar esse desafio e colocar essa história lá em cima você mesmo?
Dicas rápidas:
Fazer um filme requer conhecimento técnico, bem como visão criativa; faça o treinamento ou encontre alguém que já seja treinado.
Mantenha a simplicidade: curtas-metragens podem contar grandes histórias em pequenos universos.