Fazer um filme dá muito trabalho. Alguns filmes muito curtos podem levar vários meses para serem feitos, enquanto outros podem levar vários anos. Embora o processo de criação de filmes siga as mesmas etapas básicas, cada experiência de criação de filmes é diferente. Os cineastas iniciantes devem saber tudo sobre a longa e difícil estrada que leva para um filme ir de uma ideia a um sucesso de bilheteria!
Claro, nem todo filme vai ser um sucesso. Nem todo filme será visto em nível nacional ou internacional. A maioria dos cineastas tem muitos projetos pequenos, que ainda levam meses de trabalho árduo para receber uma quantidade relativamente pequena de elogios. No entanto, um verdadeiro cineasta fará um filme para aprimorar sua arte, fazer uma declaração ou tentar mudar o mundo... não pelos milhões de dólares que ele ou ela só pode sonhar em ganhar.
Todo o processo de criação de filmes
O artigo a seguir o guiará por todo o processo de criação de filmes, do início ao fim. Embora algumas dessas etapas sejam intercambiáveis ou possam ser combinadas, a estrutura básica da criação de filmes está listada abaixo.
Pré-produção
Comece com uma ideia. Todo filme começa como uma ideia. Em seu estado inicial, o filme pode ser baseado em um conceito generalizado. Algumas ideias são baseadas em temas. Por exemplo, você pode querer fazer um filme de suspense. Você ainda não definiu todos os detalhes, mas com certeza sabe que tipo de filme fará. Este é o início do processo, pois você pode fazer um filme sobre qualquer coisa e já conhece a premissa básica.
Expanda a ideia e elimine os detalhes. Você conhece a premissa básica. Agora você tem que decidir que tipo de personagens estarão em seu filme. Fazer muitas anotações e usar métodos de pré-escrita, como gráficos de balão ou fazer anotações, pode (ou não) ser útil durante esse período. Depois de ter uma ideia dos personagens, você pode desenvolver um enredo.
Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
Quem são esses personagens?
Por que devemos nós, o público, nos preocupar com eles?
O que eles estão fazendo?
Qual é o seu propósito?
O que acontece com eles ao longo do filme?
Como eles mudaram no final do filme?
Escreva o roteiro. Depois de expandir sua ideia, é hora de colocá-la no papel. Você pode digitá-los em um documento do Microsoft Word ou pode usar um programa de escrita de tela, como o Final Draft. Este software custa um pouco, mas vale a pena, pois formata o seu roteiro como deve ser formatado. O roteiro pode precisar de várias revisões antes que um rascunho final seja concluído.
Decida que direção o filme tomará. Você tem sua cópia final de seu roteiro pronta. Agora você deve decidir o que deseja fazer com seu filme.
Alguns roteiristas enviam seu roteiro para um agente e / ou estúdio para revisão. Aqui, seu roteiro pode ser rejeitado ou aceito. Se um agente aceitar seu trabalho, será ele quem enviará seu roteiro para as produtoras.
Embora você possa enviar seu roteiro para alguns estúdios por conta própria, a maioria não aceita manuscritos não solicitados. O agente definitivamente será útil porque a maioria dos bons agentes pode enviar novos manuscritos e os estúdios irão examiná-los, não rejeitá-los antes mesmo de examiná-los.
Outra opção é inscrever seu roteiro em competições de roteiro. Pessoas de dentro de Hollywood organizam muitos desses concursos. O prêmio geralmente é algum tipo de contrato com um estúdio. Esta é uma boa maneira de entrar furtivamente em Hollywood sem um agente.
Você sempre pode encontrar produtores por conta própria. Embora isso seja raro, você pode conseguir financiamento de empresas que buscam entrar em Hollywood. Portanto, definitivamente vale a pena tentar.
A maneira mais comum de os cineastas produzirem um filme é fazendo-o eles próprios e financiando-o eles próprios. Alguns dos maiores nomes de Hollywood - como Vin Diesel e Kevin Smith, por exemplo - começaram encontrando suas próprias fontes de financiamento. Vin Diesel ganhava dinheiro com telemarketing e Kevin Smith pedia dinheiro emprestado à família e amigos.
Defina um orçamento. Dependendo de qual opção você escolheu para produção, você pode ou não ter que definir um orçamento. Se você foi com um estúdio, pode propor um orçamento, listando quanto vai custar tudo o que você quer e precisa. No entanto, isso não significa que eles vão lhe dar tanto quanto você deseja.
Se você está fazendo o filme sozinho, precisa fazer um orçamento detalhado listando tudo que você precisa, quem você precisa contratar, quanto todo mundo ganha (se houver), quanto você precisa para adereços, o custo do equipamento, o custo das filmagens no local - as necessidades de orçamento continuam indefinidamente. Depois de definir o orçamento, será hora de encontrar o elenco e os membros da equipe.
Encontre membros da tripulação em quem possa confiar. Os membros da equipe que você contrata são tão essenciais para o filme quanto os atores, se não mais. Se você já assistiu aos créditos do filme no final do filme, eles continuam por um longo tempo e listam todas as pessoas associadas ao filme. Esses serão todos os membros da sua tripulação. Se você tem um orçamento pequeno, pode ter que fazer muito do trabalho sozinho.
Normalmente, você vai precisar apertos, gaffers, directores artísticos, cenógrafos, artistas de efeitos especiais, artistas de efeitos visuais, uma segunda equipe de produção da unidade, um editor, maquiadores, homens de conluio / mulheres, cineastas, um editor de som, diretores de elenco, um diretor (se você não está dirigindo), um assistente de direção, clientes, especialistas em iluminação, mestres de adereços e até serviços de artesanato (que fornecem comida para os atores e equipe).
Elenco os atores. Agora que você tem um diretor, um diretor de elenco e outros membros úteis da equipe, você precisa escalar os atores. Embora possa parecer um processo simples, escalar um ator para um papel pode ser bastante difícil. Primeiro, você faz uma chamada de elenco. Liste o que você está procurando (por exemplo, mulher morena de 25 anos) e onde e quando as audições serão realizadas. Então espere que as pessoas apareçam. Depois de restringir suas escolhas, convém ligar de volta para algumas pessoas para restringir ainda mais até que você tenha o ator certo para o papel.
Prepare-se para a produção. Agora que você escalou seus atores, é hora de se preparar para a produção. Isso pode envolver apresentar os atores uns aos outros, ensaiar, discutir caracterizações, montar os cenários, comprar ou fazer adereços e comprar fantasias com base no tamanho e nas necessidades da história e dos atores. Há muito trabalho de preparação que precisa ser feito antes do início das filmagens.
Produção
Set dias os atores precisam estar no set. Um filme não é filmado em ordem. As sequências das datas de filmagem dependem de quando os atores estão disponíveis e de quem está trabalhando juntos em uma cena específica. Se os atores A e B têm 20 cenas juntos e A e C têm 3 juntos, é mais lógico fazer um fluxo constante de cenas quando A e B estão juntos do que passar o dia fazendo as cenas A e B 1, B e C 5, cenas A e B 3, cenas A e C 7. O ator C ficaria muito sentado, e nenhum ator quer que o diretor perca seu tempo.
Comece a filmar. A parte principal do processo de produção é a parte de filmagem. As filmagens dão muito trabalho. Os atores precisam ter suas falas memorizadas. Longas horas são gastas filmando a cena, refazendo a cena, mudando a cena, adicionando mais cenas, e ocorre muita edição e recorte de cenas no roteiro, conforme a visão do diretor (quem pode ser você) se torna realidade. Muitos diretores fazem isso porque podem ter outras ideias durante as filmagens ou podem encontrar uma maneira mais econômica de filmar uma cena.
Encerre as filmagens. As filmagens podem levar meses ou até anos. À medida que ajustes são feitos e cenas são adicionadas e excluídas, o escopo do projeto muda. Isso também significa que a filmagem pode demorar mais do que o esperado. Depois que as últimas cenas podem ser filmadas, o elenco e a equipe geralmente dão uma festa de pós-produção. No entanto, assim que a festa terminar, haverá muito mais a fazer.
Pós-produção
Destrua os conjuntos. Alguns conjuntos serão demolidos. Outros precisarão ser guardados para outros filmes. À medida que os cenários são demolidos, os trajes são guardados, doados, vendidos ou destruídos. Os adereços são jogados fora, guardados para uso posterior, guardados como lembranças pelos membros do elenco e equipe, ou então são vendidos. Tudo precisa ser devolvido ao seu estado original antes da filmagem. Se você estiver no local, certifique-se de não deixar um monte de coisas onde você filma. Limpe depois de você!
Adicione efeitos sonoros e efeitos digitais. Se algum efeito especial ou digital precisar ser adicionado, esta é a hora de fazer essas coisas. Quaisquer cenas que precisem de algum trabalho em termos de aprimoramento digital serão feitas na pós-produção. No entanto, alguns membros da equipe começam a trabalhar nisso antes do final das filmagens, então tudo depende de quem está fazendo os efeitos e quando eles desejam fazê-los.
Edite e junte. O filme precisa ser colocado em ordem. O público não vai querer ver um filme que não esteja em ordem, a menos que esse seja o objetivo do filme. O editor precisa cortar cenas, juntá-las e fazer toda a edição de que o filme precisa. Isso pode levar meses ou anos, dependendo da duração do filme e de quantas filmagens foram feitas.
Passe por uma audiência de teste. Antes de enviar o filme para qualquer lugar ou lançá-lo publicamente, você deve fazer um teste de exibição. Deixe papéis nas cadeiras e peça aos membros da audiência que escrevam comentários anônimos. O que eles gostaram no filme? O que eles não gostaram no filme? O que poderia ter sido melhorado? Com base nesses comentários, o filme pode precisar de algumas alterações. Você terá que trazer os atores de volta para filmar novas cenas se quiser apaziguar a multidão. Se você gosta do jeito que está, não precisa alterá-lo. No entanto, isso lhe dará uma ideia básica do que o público médio pensa do filme.
Conclua a pós-produção. Isso pode incluir enviar o filme para uma classificação, embora isso geralmente não seja feito até que o filme seja distribuído ao público em um cinema. Ainda assim, é algo que deve ser feito. Você também deve fazer um trailer. Alguns cineastas, como Steven Spielberg, são ambiciosos e fazem seus trailers durante as filmagens. No entanto, muitos cineastas fazem isso durante a edição.
Envie seu filme para festivais. Você tem o filme, está pronto para ir, e agora é hora de enviar seu filme para os grandes festivais de cinema. Você pode escolher entre uma ampla variedade de categorias em que pode entrar no filme. Alguns dos festivais de cinema mais populares são Cannes, Sundance, Festival de Cinema de Nova York, Festival de Cinema de LA, Festival de Cinema de Veneza e Festival de Cinema de Toronto. Praticamente todas as grandes cidades do mundo têm um festival de cinema, então você com certeza obterá bastante exposição.
Anuncie seu filme. Quer o faça no jornal, na televisão ou no rádio, pode querer comprar espaço publicitário e mostrar o seu filme. Os cinemas locais adoram os cineastas de suas cidades. Eles podem estar dispostos a exibir seu filme por uma taxa nominal (ou até mesmo de graça, sem a venda de ingressos). Você pode ligar para a estação de rádio e televisão locais e pedir que mencionem o evento ou paguem por publicidade durante o horário de atendimento ao público.
Dicas rápidas:
Escolher o local certo é fundamental. Você pode estar filmando em mais de um lugar, então você precisa estar preparado. Os locais devem ser escolhidos pelo diretor e vários membros da equipe antes da produção.