Você já viu arbustos cortados e treinados em formas e desenhos decorativos, talvez no jardim em um jantar formal? Já se perguntou como eles o moldam dessa maneira? Esses tipos de plantas são chamados de plantas topiárias ou topiárias.
Topiaria é a arte ou prática de cortar, treinar e aparar esculturas usando pequenas árvores e arbustos como médiuns. Esses arbustos são geralmente cortados e moldados em desenhos estranhos ou decorativos. As formas populares são de animais, bolas, cubos, cúpulas e pirâmides, mas você também pode ver formas incomuns, como personagens de desenhos animados, figuras humanas e obeliscos. História. A arte de cortar árvores remonta à época romana. Alguns historiadores nomeiam Cneius Matius Calvena, do círculo de Júlio César, como aquele que introduziu a primeira topiaria nos jardins romanos.
Plantas veneravelmente envelhecidas
No Extremo Oriente, as formas mais concentradas de topiários são o penjing chinês e o bonsai japonês. As topiárias do Extremo Oriente são um pouco diferentes das topiárias romanas em objetivos estéticos. As topiárias do Extremo Oriente tentam expressar a forma natural e o caráter de plantas veneráveis.
Topiary quase desapareceu no século 18, apenas para ser reintroduzido em 1962 por Walt Disney na Disneylândia, transformando as sempre-vivas em seus personagens de desenhos animados.
O que podar. As plantas normalmente utilizadas para topiaria são as sempre-vivas. Eles são a melhor escolha porque as sempre-vivas têm folhagem densa, folhas pequenas ou agulhas e hábitos de crescimento compactos ou colunares. Algumas das plantas mais comuns usadas são caixa, murta, azevinho, teixo e alfeneiro.
Quando podar. É melhor podar a folhagem em meados de junho, quando os arbustos têm folhas duras e coriáceas. Não é aconselhável podar os arbustos quando florescem, geralmente em março, porque é provável que machuquem as plantas quando ainda são jovens e sebosas.
Como podar. Depois de aprender o básico da topiaria, o que e quando podar, basta seguir estas etapas simples para criar folhagem em forma em seu próprio jardim.
Forma, forma, forma. O primeiro da lista é decidir a forma que você deseja para o seu jardim. Os topiaristas iniciantes devem começar com formas geométricas simples. Começar com formas geométricas rígidas como pirâmides e cubos produziria cortes imprecisos, já que essas formas são menos tolerantes do que as mais simples.
Treinando sua mão. Mãos firmes e paciência são as principais ferramentas de que você precisa na topiária. Portanto, comece a guiar a tesoura usando uma tela de arame e comece a treinar sua mão.
Usando as ferramentas certas. Os arbustos são vulneráveis a doenças quando rasgados com o equipamento errado. Sempre use ferramentas afiadas e limpas para cortar plantas, pois as folhas macias são sentimentais. Usar uma ferramenta romba dificultaria o corte preciso em uma planta flexível e instável.
Manutenção. Formas simples em plantas de crescimento lento requerem pouca atenção. A frequência da topiária de corte depende da velocidade com que a planta cresce e da complexidade da forma. Se a planta não tiver a aparência esperada, pegue uma tesoura e corte-a.
Siga estes passos fáceis e simples para que você possa criar sua própria forma e design em suas plantas para aquele jardim mais atraente.