Vá até a cabeça do sprinkler quebrada e, usando uma pá, corte um círculo ao redor da cabeça do sprinkler (a quinze centímetros de distância da cabeça do sprinkler, em toda a volta).
Se você tem um sprinkler instalado em seu gramado, pode deixá-lo sozinho. Como acontece com qualquer dispositivo que economiza tempo, no entanto, os sistemas de sprinklers estão longe de ser indestrutíveis, então você deve levar em consideração a probabilidade de que eventualmente seja necessário consertá-los. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que os sistemas de sprinklers encontram e como lidar com eles:
Se a cabeça do sprinkler estiver quebrada. Primeiro, desligue a linha de sprinklers e, em seguida, prepare-se para fazer algumas escavações. Vá até a cabeça do sprinkler quebrada e, usando uma pá, corte um círculo ao redor da cabeça do sprinkler (a quinze centímetros de distância da cabeça do sprinkler, em toda a volta). Certifique-se de não cavar muito fundo, ou você pode acabar perfurando a linha de água. Separe a sujeira como você a colocaria de volta no buraco mais tarde. Você encontrará o tubo vertical que fornece água para a cabeça do sprinkler; este é o riser. Depois de ver o riser, pare de cavar e desparafuse a cabeça do sprinkler do riser. Assim que a cabeça do sprinkler for removida, tome cuidado para que a sujeira não entre na abertura do riser; você deve tampar sua abertura com um pano. Depois de retirar o aspersor, leve-o consigo para o seuloja de ferragens local para que você possa comprar exatamente o mesmo tamanho e modelo de reposição. Se você não puder comprar a mesma marca, certifique-se de que o comprimento e o diâmetro (onde a cabeça do sprinkler se conecta ao riser) são os mesmos. Volte para o seu gramado. Ligue a linha de sprinklers para deixar a água sair do riser; isso o deixaria soprar a sujeira que se acumulou em sua abertura. Desligue a linha do sprinkler novamente e prepare-se para conectar o novo cabeçote do sprinkler. Puxe o riser e prenda a cabeça do sprinkler nele. Substitua o solo que cavou e ligue os sprinklers para se certificar de que o novo cabeçote do sprinkler está funcionando corretamente.
Se a linha do sprinkler estiver quebrada. Descubra qual parte da linha de sprinklers não está funcionando corretamente; um sinal revelador é o aparecimento de poças ou vazamentos. Cave o solo onde você suspeita que o problema esteja e, em seguida, inspecione a linha de sprinklers que você descobriu. Se houver vazamentos, sua tarefa é substituir a parte com vazamento da linha por um novo tubo. Corte a parte quebrada da linha com um cortador de tubos. Certifique-se de cortar em linha reta, para facilitar a colocação do tubo substituto. Prepare o tubo de reposição; certifique-se de que seu comprimento corresponda exatamente ao comprimento do corte. Use cola de PVC nas pontas do tubo que será conectado e, em seguida, prenda o novo tubo ao antigo. Aguarde pelo menos 10 minutos para que a cola endureça. Ligue o sprinkler e veja se não há mais vazamentos.Cubra o chão novamente.
Se a cabeça do sprinkler estiver quebrada.
Se o riser estiver quebrado. Desligue o sistema de sprinklers e cave o solo até ver o riser. Use um alicate para torcer o riser e, em seguida, leve-o à loja de ferragens para obter uma substituição exata. Aparafuse o novo riser no lugar e retorne o solo ao buraco.
Aí está! Essas são três das principais soluções de solução de problemas comuns de sistemas de sprinklers. Boa sorte e espero que tenha ajudado!