O cartoon Beatles foi vagamente baseado nos personagens dos famosos Beatles - John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, como retratado em seu filme-título, A Hard Day's Night incorporado com diálogos espirituosos e histórias fantasiosas e cheias de aventura. Cada programa durava meia hora e consistia em dois episódios de desenho animado de 8 a 10 minutos e dois segmentos de canto onde as letras eram exibidas na tela para que os espectadores também pudessem cantar canções clássicas dos Beatles. Os segmentos de cantar junto foram inseridos entre os dois episódios.
A série de desenhos animados foi produzida pela King Features Productions, e as vozes dos personagens foram dubladas por Paul Frees para John e George, e Lance Percival para Paul e Ringo. A produção da animação em si foi feita na TVC em Londres - a empresa que também produziu o filme de animação, "Yellow Submarine", e Astransa na Austrália. Foi ao ar todos os sábados de manhã e estreou na rede europeia ABC em 25 de setembro de 1965. Somente em 1968, sua programação foi alterada para as manhãs de domingo e assim permaneceu até o último episódio exibido em 7 de setembro de 1969. Durante nesse intervalo de tempo, a série de desenhos animados apresentou um total de 39 episódios. Cada episódio tinha o título de uma música dos Beatles e a história era baseada na letra ou no título da música, e em algum momento do episódio, a música-título também era tocada.
Companheiros da banda
Cada personagem dos desenhos animados dos Beatles era uma versão solta e exagerada de suas contrapartes da vida real. Todos os quatro personagens costumavam usar humor sarcástico, atrevido e seco e, embora na maioria das vezes parecessem extremamente preguiçosos e despreocupados, cada um realmente se preocupava com o outro e faria qualquer coisa para o bem-estar de todo o grupo. John Lennon foi, claro, retratado como o líder do grupo e recebeu o direito de mandar em todos os outros e ser dominador na maior parte do tempo. Mas, o personagem mostrou se importar sinceramente com seus companheiros de banda e acabou fazendo qualquer coisa para o bem maior. Paul McCartney era o segundo na linha de frente de John Lennon como líder e mostrou-se o mais sofisticado de todos. Ele sempre foi conivente com John e ficava animado sempre que eles formavam um plano. George Harrison muitas vezes sucumbia à pressão dos colegas e, junto com Ringo Starr, era principalmente mostrado sendo mandado por John e Paul. O desenho animado mostrou que George gostava de aprender sobre diferentes culturas e era propenso a acreditar em superstições. Ringo foi retratado como o mais ingênuo e bobo de todos eles. Como George, ele era quase sempre mandado e sempre suscetível a infortúnios e acidentes. Mas, de todos os personagens, ele também era o mais adorável porque era mais gentil, menos agressivo, aparentemente calmo e simpático.
Mesmo que os membros originais dos Beatles nunca tenham participado da produção de nenhuma série de animação, exceto pelo fato de que suas canções originais foram usadas para o show, o desenho animado dos Beatles ainda foi um sucesso. Adultos agora na casa dos quarenta e cinquenta e poucos se lembram dos Fab Four com carinho, acordando em um fim de semana e assistindo aos desenhos animados dos Beatles enquanto comem sua tigela de cereal.
Os Beatles eram tão populares que, além de ter um programa de desenho animado dedicado a eles, desenhos animados ou fotos e esboços dos Beatles ainda são usados para uma variedade de mercadorias, desde pôsteres dos Beatles, bonecos de brinquedo, quebra-cabeças, adesivos, cartas de jogar, alças de guitarra e picaretas para lancheiras, canecas, óculos escuros, camisas, broches, etc. Há até uma camisa com o logotipo dos Beatles que os fãs dos Beatles vão adorar. Você pode navegar e verificar esta mercadoria e muito mais em Buythebeatles.com.