Muitos jornais e sites de entretenimento locais procuram revisores para criticar as produções teatrais locais, muitas vezes como um meio de promover eventos culturais de qualidade na área local. Essas críticas teatrais não precisam ser escritas no nível da Broadway, mas devem ser justas e precisas. Uma boa crítica teatral é uma mistura de aspectos positivos e negativos, geralmente com o objetivo de melhorar as performances futuras dessa companhia de teatro em particular. Escrever uma boa crítica de uma peça nem sempre significa uma crítica severa, mas sim uma visão sobre o que um membro típico do público pode esperar da produção. Aqui estão algumas dicas para escrever uma crítica teatral de qualidade para um jornal local ou tablóide de entretenimento.
Antes de assistir à produção teatral em si, pesquise o máximo que puder sobre a história da peça. Obtenha uma cópia do script em uma biblioteca ou pesquise-o online. Leia uma biografia sobre o autor da peça, que pode oferecer muitos insights sobre o subtexto da própria peça. Encontre revisões mais antigas de outros críticos, especialmente revisores profissionais que podem ter assistido à produção original. Todas essas informações podem estar nas coleções de revistas da biblioteca. Se houver uma versão em filme da peça, assista-a várias vezes também. A melhor versão para assistir, no entanto, é a gravação de uma performance ao vivo. Os filmes baseados em peças geralmente mudam as principais tramas ou diálogos, portanto, familiarize-se com as duas versões.
Contate um jornal local ou revista de entretenimento para confirmar a necessidade de uma crítica teatral. Você pode ser solicitado a fornecer amostras de seu estilo de escrita, seja de recortes publicados anteriormente ou uma crítica simulada de uma peça famosa. Alguns meios de comunicação podem não estar interessados em produções locais, enquanto outros recebem bem a publicidade gerada pelas críticas. Pergunte se há ingressos de cortesia (gratuitos) disponíveis para a apresentação ou se você será responsável por suas próprias despesas. Geralmente, há um prazo curto para as revisões, portanto, esteja preparado para escrever a sua dentro de um ou dois dias após a produção. Você também pode considerar escrever uma revisão 'dentro das especificações', o que significa escrever uma revisão completa e, em seguida, enviá-la como um artigo não solicitado. Certifique-se de compreender o procedimento de submissão do jornal ou revista que deseja fazer uma resenha. Você deve enviar por fax, e-mail ou disco do computador?
Na noite do show real, certifique-se de levar um bloco de notas e uma caneta para registrar quaisquer pensamentos que você possa ter durante a apresentação. É fácil esquecer os primeiros detalhes assim que a peça começa. Sua avaliação pode começar logo na entrada, com pensamentos sobre o local em si. Houve algo que o fez se sentir especialmente confortável ou desconfortável fisicamente? Uma nota rápida sobre a condição dos assentos, do sistema de som ou da temperatura ambiente em sua análise pode ser útil para a companhia de teatro no futuro. Se sua tarefa é criticar toda a experiência, não apenas a peça em si, então você estará fazendo um favor ao público futuro ao observar experiências positivas e negativas.
Aprenda os nomes e as credenciais de atuação dos artistas enquanto espera o início da peça. Isso tornará mais fácil quando você começar a escrever a crítica propriamente dita, já que você pode atribuir um nome ao rosto dos personagens e usar algumas de suas experiências de fundo. Você pode mencionar em sua análise que o ator principal exibiu as mesmas habilidades de canto e dança de quando interpretou Rum Tum Tugger na produção de "Cats" do ano passado, por exemplo. Os frequentadores de teatro locais costumam apreciar as comparações de desempenho de atores favoritos. Uma boa frase em uma crítica teatral pode ser "O papel de Julieta foi interpretado por Lisa Walton, de quem muitos de nós devemos lembrar em sua notável atuação de estreia como Evita, vários anos atrás." Se você conhece sua história teatral local, faça conexões positivas e negativas para ajudar o público a se conectar com o artista.
Em uma crítica teatral, todos os elementos de uma peça são um jogo justo. As atuações podem ser o elemento mais óbvio, mas também preste atenção à iluminação, figurino, som, cenografia e musicalidade. O cenógrafo gostaria muito de ler uma crítica que incluísse uma menção aos cenários ou ao realismo dos cenários. As equipes de iluminação trabalham duro para criar efeitos especiais, então inclua algumas notas em quaisquer cenas que foram especialmente bem iluminadas, ou possivelmente muito escuras. O figurino também é um elemento importante para as produções teatrais locais, já que encontrar fantasias de nível profissional com um orçamento pequeno pode ser desafiador. Se você notou algum problema com a qualidade do som ou outras distrações, faça uma anotação rápida em sua análise.
Escreva sua avaliação com a ideia de equilíbrio em mente. Uma boa crítica não é simplesmente uma oportunidade de criticar atores locais amadores por serem, bem, amadores e locais. Lembre-se de que pessoas reais lerão sua crítica. Compare desempenhos individuais com os padrões que você pesquisou antes da produção. O ator captou a mesma essência de seu personagem que o ator profissional captou na versão filmada? Uma atriz falou seu diálogo da maneira que você ouviu em sua cabeça enquanto lia o roteiro? Estas são as coisas a serem observadas em sua revisão. "Howard Smith fez um trabalho maravilhoso como o vendedor condenado Willy Loman, capturando a mesma mistura de falsa bravata e pathos que Dustin Hoffman fez em uma versão cinematográfica recente. Às vezes, no entanto, as falas de Smith eram abafadas pela respiração pesada. "" A novata Anna Jones fez uma leitura competente de Amanda, mas seu sotaque sulista variável não sugeria a desbotada belle sul que Tennessee Williams sugere no roteiro. "
Dicas rápidas:
Uma crítica teatral deve ser um equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos da produção.
Uma boa crítica teatral deve cobrir os elementos técnicos e artísticos da peça.