Se já utiliza o seu computador pessoal há algum tempo, é provável que tenha notado uma diminuição acentuada do seu funcionamento. Quanto mais arquivos você criar ou baixar para o seu computador, menos espaço de armazenamento terá os discos rígidos do seu computador. Por causa disso, seu computador certamente ficará lento. Arquivos inúteis de lixo se acumulam constantemente em seus discos rígidos - isso inclui arquivos ocultos gerados pelo sistema, arquivos duplicados, entradas de registro duplicadas e até mesmo links para programas que não estão mais lá. Navegar na Internet também polui seu computador com cookies de rastreamento indesejados e arquivos temporários da Internet armazenados no disco rígido. Em casos como este, em que o uso intenso do computador é uma realidade, o melhor curso de ação seria manter regularmente o seu disco rígido, mantendo-o livre e livre de arquivos indesejados.
Scanner de disco rígido integrado. A coisa mais simples a fazer seria acessar o scanner de disco rígido integrado, que vem com o Microsoft Windows. Ele pode ser acessado clicando em Meu computador e clicando com o botão direito do mouse no disco rígido que deseja limpar. Clique em Propriedades, que aparece no menu resultante, clique na guia Ferramentas e selecione Verificação de erros. Esta ferramenta verifica seu disco rígido em busca de problemas físicos ou clusters defeituosos que podem corromper os dados. Esses clusters ou setores defeituosos podem ser recuperados até certo ponto, portanto, não há esperança.
Opção de limpeza de disco. A próxima ferramenta que você pode usar é a opção Limpeza de disco. Com esta ferramenta, o sistema varre seu disco rígido em busca dos suspeitos usuais que bagunçam seu computador - arquivos temporários da Internet, arquivos de configuração antigos e certos componentes do Windows que você não poderá mais usar. Esta ferramenta apresentará uma análise precisa de quais itens você gostaria de excluir ou limpar, portanto, a escolha é inteiramente sua. Também fornece uma representação gráfica de aproximadamente quanto espaço resta no disco rígido.
Desfragmentador de Disco. A ferramenta final que você pode usar é o desfragmentador de disco. Com o tempo, certos arquivos em seu computador se tornarão dados fragmentados - isso significa que os dados existem, mas não estão em seus devidos lugares no disco rígido. Ter um disco rígido altamente fragmentado também pode ser o resultado de download desenfreado e atividades de exclusão também. Se o disco rígido estiver fragmentado, o computador certamente funcionará mais devagar do que quando você o comprou. A ferramenta irá analisar o disco rígido, e então começará a desfragmentar o disco, colocando os dados onde deveriam estar. Assim que o processo for concluído, você deverá notar uma melhora acentuada no desempenho do seu computador.
Existem vários utilitários de disco rígido gratuitos disponíveis para download na Internet. Muitas dessas são versões de teste, que irão expirar após um determinado período de tempo. Você pode usar esse tempo para avaliar o software. Se você gosta de como funciona para o seu sistema, ainda tem a opção de comprar. Experimente vários programas de gerenciamento de disco rígido diferentes para ver qual atende melhor às suas necessidades.