A kipá é um pequeno boné que os homens devem usar ao entrar em uma sinagoga ou templo para orar. Em iídiche, o quipá é conhecido como yarmulke. Normalmente, estão disponíveis em todas as sinagogas. Existem diferentes estilos e designs para uma kipá e isso dependerá da tradição da comunidade judaica específica onde o templo está localizado. Normalmente, um quipá é um gorro de crânio em forma de cúpula que pode ser adornado com contas, cores e várias tramas complexas. Pode ser feito de vários tecidos como seda ou veludo, dependendo da preferência da pessoa. Como o kippot (termo no plural para kipá) encontrado no templo pode ser muito genérico, alguns homens e crianças judeus preferem criar sua própria kipá aprimorada.
Corte de tecido preferido
Prepare os materiais. Fazer um kipá é muito simples. Como uma kipá é feita de quatro triângulos colocados juntos nas laterais para formar um tecido circular, você precisará ter quatro peças de seu tecido preferido cortadas em triângulos iguais com cerca de 13 centímetros de comprimento de cada lado do triângulo. O comprimento das laterais será perfeito, pois permitirá que você tenha costuras de 0,60 cm. Essas quatro peças triangulares serão suas peças principais para a kipá. Você precisará de uma tesoura de costura, linha e uma máquina de costura também.
Costure as partes juntas. Junte duas peças e de tecido em seus respectivos lados direitos. Costure os lados com uma costura de 0,60 cm. Faça o mesmo processo com as outras duas peças de tecido. Depois de terminar a costura, você ficará com duas peças em vez de quatro.
Crie o kippah. Agora que você combinou as quatro peças para criar duas grandes peças de tecido, a próxima etapa é combinar as duas peças para formar a kipá. Junte os lados direitos de cada tecido e faça uma costura de 0,60 cm de cima para baixo. Certifique-se de parar cerca de 2,50 cm antes de chegar à borda. Depois de parar, você precisará inclinar mais 0,60 cm. Isso o ajudará a criar um pequeno dardo que fornecerá o efeito de cúpula de sua kipá. Repita esses procedimentos também no outro lado. Lembre-se de costurar no lado aberto.
Bordado intrincado
Amarre as bordas. Depois de formar o kippah, o último estágio do trabalho é criar a encadernação ao longo das bordas. Vire a kipá do lado direito e costure uma amarração ao redor das bordas externas para finalizar a kipá. Assim que terminar, é hora de aprimorar tudo.
Projete seu kipá. Ao projetar seu kipá, você pode usar tintas para tecido, miçangas ou bordados complexos. Tudo depende de você. Normalmente, a maneira típica de decorar uma quipá é adicionando as decorações às bordas inferiores. Você vai querer que seu kippah mantenha sua cor forte no corpo e apenas acentue as bordas.
Quando terminar de aprimorar seu kippah, experimente e veja como fica. Criar um kipá é muito simples, pois tudo que você precisa são os materiais básicos e um conhecimento simples de costura. Se você achar que este trabalho é muito difícil para você, você pode optar por comprar kippot predefinido no templo ou em qualquer loja de suprimentos judaicos.