A balista era uma grande arma que os gregos e romanos usavam para atirar pedras enormes a até quatrocentos metros de distância. É realmente incrível a engenharia e o pensamento envolvidos nesses primeiros armamentos de guerra. Usando essas máquinas, as pessoas dessas culturas antigas foram capazes de atirar pedras que podem pesar tanto quanto vinte e cinco quilos para grandes distâncias. Se você é fascinado pela vida romana e grega, talvez queira criar sua própria balista. Aqui estão as coisas de que você precisa (a menos que especificado de outra forma, todas as medidas estão em polegadas).
- 3 x 3 x 12 peças de madeira
- 12 x 12 x 24 peças de madeira
- 2 x 2 x 24 (você precisará de duas peças)
- 3 x 3 x 12 peças de madeira
- 2" cubos de madeira (duas peças)
Ferramentas de que você precisará:
- Lápis
- Martelo
- 2 x 2 cilindros de diâmetro
- 2" postes de metal (você precisará de postes)
- Unhas - tamanho médio
- Corda - você não vai precisar de nada muito grosso aqui, mas deve ser resistente
- Corda de nylon
Você deve começar colando o pedaço de madeira 3 x 3 x 12 na ponta curta da base 12 x 24 e pregar juntos. Você quer erguer a base e fixar o bloco de 3" embaixo, em seguida, vire-o de volta e pregue o 2 x 24 no centro da base.
Você deseja criar uma forma de T pregando o 2 x 12 ao 12 x 24 que já está no centro. Em seguida, você terá que adicionar os cubos de cinco centímetros na borda superior de cada lado do T. Certifique- se de que as unhas não vão totalmente para o outro lado.
Gancho de aro
Coloque os dois cilindros em cada lado do T; coloque uma arruela na base a três polegadas das extremidades. Em seguida, pegue um gancho e coloque-o entre o cubo e os ganchos. Depois disso, você deve torcer a corda até a metade. Pegue o lápis e enfie-o entre a corda e prenda-o na madeira; em seguida, pegue a outra ponta da corda e passe-a na lavadora.
Depois de concluir as etapas acima, você deseja pegar um poste de metal e colocá-lo no orifício da arruela. Amarre as cordas nos postes e livre-se de qualquer folga na corda. Depois disso, basta pegar o fio de náilon e amarrar as duas pontas do lápis. Isso completará seu modelo de balista.
Este é apenas um modelo, pois a verdadeira balista era enorme. No entanto, esses modelos são ótimos exemplos. Eles mostram como as armas reais foram construídas e usadas, e você pode experimentar diferentes comprimentos de corda, tamanhos de madeira, etc. para obter os melhores resultados. Estes não são armamentos simples, mas foram altamente projetados e amplamente usados nas culturas grega e romana. A realização é ainda mais surpreendente quando você considera o quão básicas suas ferramentas e compreensão dos princípios de engenharia eram comparadas aos recursos e conhecimento que temos disponíveis hoje.