Você deseja ter o tipo de gramado que todos os seus vizinhos desejam imitar? Ou você mora ao lado do Super Lawn Care Guy e só quer dar a ele uma pequena competição? Você conhece o tipo - a cada primavera, ele está por aí desenterrando cada dente-de-leão com sua pequena faca. De qualquer forma, ter um gramado verdejante é possível e muito mais fácil do que você imagina.
Conheça o seu clima. Se você quer que sua grama cresça bem, você deve plantar uma variedade adequada para sua área. A grama Zoysia cresce bem em climas mais quentes e ficará marrom se as temperaturas caírem abaixo de 55 graus. A grama de festuca, por outro lado, adora climas mais frios, assim como a grama. Se você mora em uma área que frequentemente apresenta condições muito secas, pode querer plantar um tipo de grama de prado, que é muito dura e resistente à seca.
Mate as ervas daninhas. Nada estraga a aparência do seu gramado mais rapidamente do que centenas de dentes- de- leão amarelos balançando a cabeça para você cada vez que você para na garagem. A chave para matar ervas daninhas sem matar seu gramado é conhecer seu inimigo. Ervas daninhas como capim-colchão e caruncho são mais bem tratadas com um herbicida pré-emergência na primavera. Certifique-se de comprar um que não prejudique as gramíneas. Outras ervas daninhas, como o dente-de-leão mencionado acima, são mais bem tratadas com o uso de um herbicida pós-emergência no outono. Se você conseguir convencer seus vizinhos a tratar as ervas daninhas também, melhor ainda. Afinal, não importa o quão diligente você seja em eliminar as ervas daninhas se tiver um acre de capim-colchão crescendo na porta ao lado.
A melhor defesa é um bom ataque. Você terá resultados muito melhores se mantiver seu gramado saudável desde o início. Um erro frequentemente cometido pelos proprietários é cortar a grama muito curta. Pode parecer uma economia de tempo no curto prazo, mas na verdade você está dando a mais sementes de ervas daninhas a chance de germinar ao expô-las à luz do sol. Um gramado muito curto também é suscetível a problemas em altas temperaturas e tempo seco. Se o seu cortador de grama tiver três configurações, use sempre a do meio, que deve ser cortada a grama com cerca de cinco centímetros de altura.
Se houver um problema... Primeiro, identifique o problema. Se o seu gramado parece cansado, experimente uma aplicação de fertilizante formulado especialmente para gramados. Use um fertilizante com mais fósforo do que nitrogênio. O nitrogênio torna seu gramado mais verde, mas estimula o crescimento da parte superior. Na primavera, você deve encorajar sua grama a formar raízes densas e profundas para que tenha uma melhor chance de sobreviver aos dias quentes e secos do verão. Se você estiver fertilizando no outono, pode querer comprar um fertilizante de liberação lenta. Isso vai penetrar melhor nas raízes de sua grama. Após a fertilização, regue o gramado para que o nitrogênio do fertilizante não queime a grama.
A reticulação também pode ajudar a revitalizar um gramado mais velho. Desabrochar é simplesmente retirar todos os resíduos do quintal e grama morta que se acumulou na base do gramado. Pode ajudar o fertilizante a chegar às raízes da grama com mais facilidade e dar à grama mais chance de se espalhar nas áreas semeadas. Existem empresas de cuidados com o gramado que possuem máquinas para remover a hachura do seu quintal rapidamente. Você também pode usar um ancinho de grama se não se importar com o trabalho manual. Use um rastelo de arco, que tem dentes curtos e pesados de metal, não um rastelo de gramado, que é usado para rastelar as folhas. Segure o ancinho em um ângulo de cerca de 45 graus e puxe-o pelo gramado, usando movimentos curtos. Repita quantas vezes forem necessárias para limpar todos os detritos emaranhados debaixo da grama.
Outra forma de revitalizar seu gramado é por meio de aeração. Aerar seu gramado significa simplesmente usar um trator de gramado com um acessório especial para fazer pequenos orifícios cilíndricos em todo o seu quintal. Isso estimula as raízes a se tornarem mais fortes e saudáveis, levando ar e nutrientes a elas com mais facilidade.
Semeie em excesso, se necessário. Se você tiver um pedaço de gramado que permanece teimosamente esparso, pode ser necessário semeá- lo em excesso. A semeadura em excesso é mais bem-sucedida se você primeiro retirar a vegetação e arejar a área que planeja semear. Em seguida, espalhe sementes de grama sobre a área. Regue muito delicadamente, mas completamente, depois cubra levemente com uma camada de palha. A ideia é evitar que a semente da grama se espalhe, não cobri-la completamente. Não deixe a semente secar, mas certifique-se de que também não esteja encharcada. Não corte a área semeada até que a nova grama esteja bem estabelecida.
Com essas cinco etapas fáceis, você pode causar inveja na sua vizinhança e, talvez, ganhar o respeito do Super Lawn Care Guy também!
Ferramentas necessárias:
Cortador de grama
Fertilizante para gramado
Herbicida
Semente da grama
Dicas rápidas:
Mantenha as lâminas do cortador de grama afiadas para evitar danificar a grama.