Um diorama é um cenário em miniatura que recria um evento do passado ou tenta pintar um evento ficcional do passado, presente ou futuro. Eles podem ser exibidos em qualquer lugar, desde uma caixa de vidro, um tampo de mesa ou até mesmo uma vitrine. Fazer um diorama é um exercício muito complexo. Tudo será em uma escala decididamente menor, portanto, a aquisição de materiais e a construção de alguns dos elementos na tela podem ser bastante desafiadores.
Aqui está um pequeno guia para criar um diorama.
Todos os dioramas funcionam em uma escala ou um fator de conversão que é usado para miniaturizar os elementos que você deseja incluir em sua tela. Você pode usar uma proporção entre proporções ou, para ser mais preciso, uma proporção entre as unidades de medida usadas em seu projeto. Por exemplo, se você for representar pessoas em seu diorama e a escala for 1:20, você terá que dividir suas alturas por 20. Digamos que as alturas dos personagens sejam, em média, 5'6" (ou 168 centímetros), então os caracteres no diorama devem ser 66 divididos por 20 ou 8 centímetros.
Obtenha os suprimentos e materiais necessários para o seu diorama. Se você estiver fazendo uma exibição de um diorama do oceano ou de um diorama de guerra, pode ter que ir a uma loja de brinquedos. As outras partes do diorama, como as estruturas e o terreno, podem ser finalizadas com suprimentos comprados em uma loja de artesanato, loja de ferragens ou de materiais de arte. Seja criativo. A maioria dos itens comumente usados para o objeto que serve de inspiração para a obra de arte não será uma opção prática para a miniatura.
Decida quantas paredes você deseja usar em seu projeto. Você pode usar os quatro lados para as paredes - e tornar seu diorama visível apenas de cima. A maioria dos dioramas usaria três paredes, no entanto. Projete e decore seu plano de fundo de acordo com tinta e outros materiais de arte. Lembre-se de que a escala e a proporção também devem ser aplicadas aos objetos pintados no fundo.
Trabalhe em seu diorama em uma sala bem iluminada. Trace a aparência que você deseja que o diorama tenha em uma folha de papel em branco. Faça um esboço de onde certos elementos do projeto devem estar. Isso deve dar uma ideia de quanto espaço seu diorama realmente tem. O layout do design e da planta baixa do diorama oferece uma imagem melhor de como você pode incorporar as outras partes do design, como pequenas figuras de ação e estruturas improvisadas em seu design.
Construa seu diorama começando da parte de trás - mais perto da parte de trás - para a frente. Será mais difícil colocar a mão no design, uma vez que os elementos na frente já estão presentes. Certifique-se de que os objetos maiores estão na parte de trás e os itens menores na frente. O bloqueio é muito importante nesta forma de arte: cada elemento deve ter espaço adequado para ser notado no design. Use cola, pasta ou massa para fixar a posição dos elementos de design na base do diorama.
Peça artesanal digna
Os melhores dioramas são aqueles que retratam uma cena como se ela própria saísse da vida. Quer se trate de homens das cavernas pré-históricos, a guerra civil ou uma cena de Star Trek, certifique-se de impressionar os visualizadores de seu diorama criando uma peça perfeitamente trabalhada digna de uma exibição de museu.