Muitos aviões de papel bons são feitos usando uma folha quadrada de papel. Este também pode ser construído da mesma maneira, mas parece e voa muito melhor quando você usa papel tamanho A4 ou Carta.
É importante seguir as instruções o mais fielmente possível, porque uma cauda muito grande fará o avião subir e cair, enquanto um nariz muito pesado o mandará direto para o solo.
- Pegue uma folha de papel. Eu prefiro colorido. O papel deve estar seco e limpo, de preferência não muito fino (papel para impressora está OK). Isso é válido para a maioria dos aviões de papel.
- Dobre o papel no centro do lado comprido e reabra-o.Isso formará um vinco central. Veja a foto abaixo.
3. Escolha um lado para o nariz e forme-o fazendo duas dobras diagonais. As duas pontas do papel devem se encontrar no vinco central.
4. Dobre o nariz assim formado para o centro. Quando você faz isso, o avião inteiro deve ser um quadrado ou quase quadrado. Veja a figura abaixo para ter uma ideia melhor dessa figura.
5. Faça duas dobras diagonais, conforme mostrado. Esta é uma operação um pouco mais delicada. Os novos cantos devem se encontrar cerca de 4 cm acima do canto do triângulo que você formou na etapa anterior.
6. Faça os cantos grudarem. Dobre o pequeno triângulo sob os cantos previamente formados para cima (o nariz) de forma que os cantos não se movam.
7. Dobre o cadáver do avião. O vinco central que você fez no início está no lugar agora. Você precisa dobrar o cadáver no lado comprido de forma que o triângulo da etapa 6 permaneça fora:
8. Forme as asas do avião. Você pode usar uma régua conforme mostrado na imagem abaixo. Esta dobra começa no meio do nariz e termina na cauda para formar uma cauda de 4-5 cm.
9. Corte a cauda. Você pode usar uma tesoura ou apenas rasgá-la com cuidado. Esta operação deve acontecer a 4cm do final. Vire esta peça de volta para a outra parte do avião para formar um estabilizador. Esta parte é bastante importante para voos longos e suaves.
10. É isso aí! Seu avião está pronto. Parece bom, não é?