A maioria de nós tinha um trem quando éramos crianças. Alguns nunca perdem o interesse e os trens em miniatura ainda são um hobby muito popular em todo o mundo. Quando você compra uma casa, há uma boa chance de que o espaço seja necessário para outras coisas além dos trens do modelo. Mas se você tem um jardim, você tem outra opção. As ferrovias de jardim existem há muitos anos, mas até 1968, se você quisesse uma, você teria que fazer muito trabalho sozinho. O que mudou em 1968 foi que uma empresa chamada Lehmann começou a fazer trens especialmente projetados para usar no jardim. Estes eram trens LGB (Lehmann Gross Bahn). Isso foi chamado de escala G. G pode representar Gross ou Garden - ou talvez ambos. Agora você pode comprar trens à prova de intempéries, trilhos de latão e acessórios adequados para correr ao ar livre. Desde então, várias empresas desenvolveram faixas de trens ao ar livre. Isso inclui Accucraft em http://accucraft.com/, Aristocraft em http://aristocraft.com/, Bachmann em http://bachmanntrains.com/ e Europe Trains em http://usatrains.com/. Meu próprio site dá uma ideia do que está sendo alcançado no Reino Unido em http://gardentrains.co.uk/ O hobby está crescendo.
Tendo dito tudo isso, as pessoas criam ferrovias de jardim com outros modelos de medidores e escalas. Talvez outro artigo?
Você pode querer construir uma ferrovia por vários motivos. Poderia ser uma rede dos sonhos de entusiastas de trens. A ferrovia pode ser outra característica do jardim, como um mirante ou um lago. Seus filhos podem ter um brinquedo educacional. Ou, claro, uma combinação de qualquer um deles.
Com as ferrovias de jardim tendo um grande número de seguidores e você entrar em contato com outros entusiastas, o hobby pode ser muito sociável. Os grupos locais geralmente organizam visitas às ferrovias uns dos outros, onde você pode obter ideias sobre o que pode fazer (ou não) em sua própria configuração. Na verdade, eu recomendo que você procure e participe do seu clube local e veja o máximo de ferrovias que puder antes de começar.
Esta é uma introdução ao assunto e um resumo das etapas básicas envolvidas na criação de seu próprio mundo em miniatura em seu quintal.
Passo 1
Decida se é para você. Uma ferrovia jardim pode ser um projeto familiar. Antes de começar, coloque a família ao seu lado. O seu parceiro está feliz por estar envolvido? Se o jardim já está maduro e um de vocês dedicou muito tempo e esforço, ele ou ela ficará feliz com os trens cortando-o? Se você tem filhos, eles estão interessados ou precisam da área gramada para jogar bola? Bolas podem danificar trens. Outros perigos com os quais se deve ter cuidado envolvem animais. Se você tem um cachorro grande que cuida do jardim, terá um problema. Não se esqueça dos cães dos vizinhos também. Ainda com animais. Lembre-se de que os coelhos cavam buracos grandes e esquilos mordiscam quase tudo. Um amigo tem um texugo instalado nas proximidades e eles causaram uma queda épica em sua ferrovia. Ouriços hibernarão em seus túneis. Não temos problemas com cobras, aranhas venenosas ou escorpiões no Reino Unido, mas tenho certeza de que existem partes do mundo onde essas e outras feras exóticas podem ser um problema. Ou talvez nem seja um problema. Tudo isso é um desafio. Quando a ferrovia através das Rochosas estava sendo planejada, tenho certeza de que coelhos e texugos eram o menor de seus problemas e a ferrovia foi construída.
Passo 2
Decidir um percurso e um tema. Você tem permissão e há um entusiasmo geral por uma ferrovia em seu jardim. Uma última coisa antes de abrir a porta. Ferrovias de jardim não são baratas. Seus trilhos, trens e controladores são caros, mas também o serão o material do leito da estrada, cercas, pedras, terraplenagem e plantas. Então, supondo que seu saldo bancário tenha um ponto positivo ao lado, calce suas botas e saia, dê uma caminhada e olhe seu jardim de uma nova maneira.
Você é um magnata das ferrovias do século 19. Você tem um novo território para cruzar. Você tem que transportar mercadorias de sua estação principal ao lado do pátio. Você deve passar por cima de um canteiro de flores. A árvore ao lado da cerca significa um desvio entre ela e a cerca do vizinho. Fazendo uma curva para trás, você chega a uma segunda estação que atende uma comunidade próxima ao lago (lagoa). Saindo deste novo assentamento, você precisa de uma ponte sobre o lago para entrar na área rochosa onde uma pequena pedreira está planejada. Além das rochas, a ferrovia passará por uma casinha existente. Pode ser uma área de armazenamento para trens. Saindo do galpão, você retornará pela orla do gramado, ao lado do caminho e de volta ao Jardim Central. Agora você tem uma ideia geral para sua ferrovia. Não vai acabar assim, mas pelo menos você tem algo para continuar. Tire muitas fotos e volte para dentro.
Etapa 3
Elabore um plano detalhado. Agora você pode se sentar na mesa da sua cozinha e traçar um plano. Sempre envolva a família conforme você avança. Há muito espaço para um novo plantio associado ao seu novo projeto. Agora você terá uma ideia de quantos pés / metros de trilha serão necessários. Pense em quais pontes, túneis e cortes você terá que construir. Idealmente, sua faixa deve ser o mais nivelada possível em todo o seu comprimento. Você pode querer pensar sobre quais trens você pode precisar para executar seu serviço. Os trens grandes precisarão de curvas mais largas (diâmetro maior). Se seu plano é um pequeno circuito em volta do jardim rochoso, curvas de pequeno diâmetro podem ser o que você deseja. Se você gosta de ser organizado, pode dividir seu plano em projetos. Isso lhe dará metas alcançáveis e distribuirá o trabalho e os custos. Você também pode querer passar suas idéias por alguns de seus novos amigos ferroviários de jardim para obter outra perspectiva.
Vale a pena considerar neste ponto, antes de mover a terra, que você pode querer vender sua casa em algum momento e um jardim ferroviário radicalmente alterado pode não ser um bom ponto de venda. Portanto, pense na reintegração.
Passo 4
Construindo sua base ferroviária. Digamos que você decidiu uma primeira fase e tem um plano. Em nosso exemplo original, você deseja ir de Patio Central a Lakesville. Neste ponto, você pode querer uma pequena locomotiva ou apenas um caminhão e um trecho de trilhos para ter uma ideia de como eles ficarão conforme você avança.
Vou delinear alguns dos princípios básicos, mas deve-se dizer que livros foram escritos sobre este assunto e como você está construindo uma ferrovia de verdade, observe qualquer conhecimento de engenharia civil que você tenha ou possa utilizar - envolva seus amigos e família. Todos eles terão habilidades que você pode roubar (desculpe, quero dizer emprestar).
Primeiro, defina um nível para sua ferrovia completa. Baseie-o em alguma altura fixa que não possa ser alterada. Talvez o chão do seu galpão seja um bom nível.
Agora marque sua rota proposta. Você pode usar serragem para começar, depois uma linha de gravetos. Os palitos podem ter peças cruzadas adicionadas para os níveis. Níveis de laser pequenos agora são muito baratos ou você pode usar uma prancha com um nível de bolha. Também existe uma maneira de usar um tubo com água colorida.
Decida qual deve ser a cama da esteira. Pode ser diferente para diferentes partes da ferrovia. Prefiro não usar lenha, porque parece que sempre acontece alguma coisa com a lenha deixada de fora, mas se usar, certifique-se de que esteja bem temperada. As tábuas do deck parecem estar durando bem, com poucos problemas em muitas ferrovias. Se você optar pela abordagem ferroviária de tamanho real, então, em terreno plano, você cavará uma trincheira, talvez 75 - 100 mm. Coloque um pouco de membrana resistente a ervas daninhas e preencha-a de volta. Você tem que permitir a drenagem. Primeiro use algumas pedras maiores - qualquer entulho que você possa ter à mão. Em seguida, uma camada de pedra regular maior e, finalmente, algumas pedras afiadas - em termos ferroviários, lastro. Deve ter algo em torno de 6 mm de tamanho.
Outras bases alternativas podem ser formadas usando blocos de pedra fundida ou cimento derramado.
Você pode querer algum tipo de borda para evitar que todo o seu lastro caro seja lavado.
Colocando pista. O assentamento da esteira agora pode ocorrer em sua esteira recém-colocada e nivelada. É melhor testar a pista conforme avança para o caso de problemas de medição. Para o leito da via com lastro, as seções do trilho podem ser simplesmente embaralhadas lateralmente na base e as pedras compactadas com um pedaço adequado de madeira através dos dormentes. Se estiver fixando os trilhos em madeira ou pedra, você terá que encontrar parafusos ou pregos à prova de ferrugem. Você precisará de uma pasta condutora, talvez cobre ou grafite, usada com moderação nas juntas do trilho.
Etapa 6
Fornecendoenergia. O assunto de potência e controladores precisará de um artigo separado. Para começar, você precisará de uma caixa de controle básica conectada aos novos trilhos. A maioria das ferrovias de jardim funciona em 0-24 volts DC. Eles usam controladores convencionais como o seu antigo conjunto de trem ou uma versão mais avançada com aparelhos remotos sem fio. Esses são controladores analógicos. Como acontece com todos os modelos de ferrovias, você também pode optar pelo controle digital. Isso fornece uma tensão CA fixa na pista e exige que cada locomotiva seja equipada com sua própria placa de controle eletrônico. Outras opções incluem controle de bateria, como um carro ou avião controlado por rádio. Finalmente, você pode fazer funcionar a gás ou vapor de gás. Como eu disse, esse é um assunto por si só.
Etapa 7
Teste sua pista. Conforme você estabelece cada seção, execute sua locomotiva de teste e vagão de carga ao longo dela. Isso permitirá que você veja se tem um trilho nivelado e seguro com boas conexões elétricas. Nesse estágio, verifique as autorizações por onde os trens passarão pelos recursos do lado da linha.
Agora você está no caminho certo para construir o império ferroviário dos seus sonhos em seu próprio quintal.
Esteja avisado. Ferrovias de jardim podem assumir o controle de sua vida.
Eu administro uma pequena empresa aqui na Escócia, fornecendo trens e acessórios para a Garden Railway. Muitos de meus clientes se tornaram amigos e eu aconselhei muitas pessoas a não perderem o interesse no jardim ferroviário