O tricô é um método de fazer tecidos e outros artesanatos finos usando linha ou fio. Consiste em pontos chamados laços. Esses pontos são conectados progressivamente para fazer um produto, que muitas vezes é uma peça de roupa. O tricô remonta ao primeiro milênio DC no Egito, sendo as meias de algodão os primeiros produtos de malha conhecidos.
Um gorro de tricô é uma das peças que você pode fazer de tricô. Há um buraco no topo do chapéu quando terminado. Você pode mantê-lo assim ou adicionar algo a ele. Pompons e borlas são comumente usados como tops para chapéus de malha. Basta seguir as etapas abaixo para fazer qualquer um deles.
Para adicionar um pompom:
Reúna os materiais. Você vai precisar de fio ou linha (o que for usado para o chapéu), papelão, tesoura e agulha de crochê ou tapeçaria.
Decida a espessura e o tamanho do pompom. A espessura e o tamanho dependem de você. Você pode escolher um pequeno ou grande e pode decidir se é moderadamente grosso ou muito grosso. Apenas certifique-se de ter material suficiente para o pompom.
Faça o pompom. Corte um pedaço de papelão ou papel rígido alguns centímetros a mais do que o comprimento do pompom. Se você quiser um pompom de 8 centímetros, corte o papelão com cerca de 8 centímetros de comprimento. A largura do papelão deve ser de 4 a 13 centímetros. Enrole o fio ao redor do papelão. A espessura depende de quantas vezes você enrola o fio. Corte um fio de 30 centímetros de comprimento igual e passe-o pelo fio enrolado. Amarre bem. Quanto mais apertada for a gravata, mais grosso será o pompom. Corte o fio do lado oposto do nó. Sacuda o pompom e apare os fios desiguais. Não corte o nó que você amarrou.
Prenda o pompom ao gorro de malha. O fio extra usado no nó amarrado anteriormente será usado para prender o pompom ao chapéu. Passe uma ponta na agulha da tapeçaria ou na agulha de crochê. Insira a agulha ou agulha de crochê no pequeno orifício no topo do chapéu e tricote os pontos. Pegue a outra ponta do fio, insira no orifício pequeno e amarre com a outra ponta que você costumava tricotar. Amarre bem várias vezes e corte as pontas.
Para adicionar uma borla:
Reúna os materiais. Você precisará de fios, agulhas de fios, tesouras e quadrados de papelão. Quanto maior o quadrado, maior a borla do que pode ser feita.
Faça a borla. Enrole o fio nos dois lados do papelão. Assim como o pompom, quanto mais vezes você enrolar o fio, mais grossa será a borla. Corte a ponta final do fio e corte outra ponta do fio para deslizar através do fio enrolado. Amarre bem. Corte o fio no lado oposto do nó. Com o fio que amarrou, pegue nas duas pontas soltas e enrole na borla cerca de 2,50 cm abaixo do topo da dobra. Amarre algumas vezes até que não se solte.
Prenda a borla ao chapéu de malha. Corte outro fio de lã e prenda-o à borla. Costure a outra ponta do fio no chapéu.
Não são apenas pompons e borlas que você pode colocar em cima do chapéu. Existem muito mais designs que você pode adicionar. Depois de terminar o top, agora você pode usar seu chapéu!