Quando as tábuas colocadas em um declive se encontram em um canto, você não pode simplesmente cortar as pontas em 45 graus para fazer um corte em esquadria. A junta deve inclinar em duas direções chamadas de ângulo composto ou cortes chanfrados em ângulo. Os cortes chanfrados em ângulo podem ser feitos de duas maneiras, uma para as tábuas estreitas e outra para as tábuas mais largas. O primeiro método, que é usado para placas estreitas, é muito simples. Coloque a placa na caixa de esquadria no ângulo em que ficará no produto acabado. Para o segundo método, entretanto, há etapas a serem seguidas conforme enumerado abaixo.
- Determine os ângulos que você usará. Isso é necessário para configurar a lâmina e o medidor de esquadria. Determine primeiro o ângulo da inclinação. Você pode determinar o ângulo definindo um chanfro em T deslizante para o ângulo desejado e, em seguida, colocando o chanfro contra um transferidor e lendo o ângulo onde a lâmina cruza a escala.
- Faça os cortes na serra de mesa usando o medidor de esquadria em combinação com a inclinação da lâmina. Consulte o gráfico para determinar o ângulo a ser definido para o medidor de esquadria e o ângulo de inclinação da lâmina. Um exemplo de corte quadrado para uma inclinação lateral de 5 graus - o medidor de esquadria deve ser definido em 85 graus, enquanto a inclinação da lâmina deve ser 44,75 graus. Tanto o ângulo do medidor de esquadria quanto o ângulo de inclinação da lâmina na escala usam 90 graus para indicar um corte quadrado. Se a escala em sua serra usa um grau de 0 para indicar um corte quadrado, converta o ângulo listado subtraindo-o de 90.
- Corte as partes em um comprimento aproximado com a lâmina e o medidor de esquadria ajustados para fazer um corte quadrado. Em seguida, encontre os ângulos corretos no gráfico, dependendo do ângulo da inclinação lateral. Defina o medidor de esquadria e a inclinação da lâmina para os ângulos listados. Corte uma extremidade de cada parte usando os ângulos definidos.
- Redefina o medidor de esquadria para o mesmo ângulo, mas no lado oposto de 90 graus. Faça o segundo corte em cada placa usando o ângulo definido.
- Para montar a esquadria, prenda uma das peças em um torno e aplique cola na junta. Segure a peça correspondente no lugar e faça orifícios piloto. Insira pregos, cavilhas ou talas na junta.
A junta de esquadria é a junta mais utilizada no acabamento da carpintaria. Juntas de esquadria são usadas para revestimento de portas, guarnições de janelas, rodapés e molduras de teto. O revestimento da porta e o acabamento da janela normalmente usam uma esquadria padrão. Este tipo de junta também é usado para fazer armários, quando você não quer que nenhum grão final apareça. A esquadria é mais comumente usada para unir as laterais de um gabinete ao topo. Visto que a meia esquadria é a junta de madeira mais comum usada no acabamento da carpintaria, é justo, mas necessário, saber a maneira adequada de cortar o estoque a ser esquadrado.