Uma caixa de esquadria é usada para cortar madeira e molduras. Ele orienta serras manuais para fazer cortes angulares precisos em uma placa. Seu objetivo é criar mitras que são juntas de noventa graus. Quando você corta duas madeiras do mesmo tamanho em ângulos de 45 graus e as une, elas formam um canto de 90 graus. Imagine o canto de uma moldura de imagem. Essa é uma amostra de uma mitra.
Para quem não sabe como é uma caixa de esquadria, trata-se de uma caixa aberta na parte superior e nas laterais para guardar a madeira a cortar. Parece mais uma bandeja com três fendas nas paredes. Essas ranhuras são geralmente posicionadas em ângulos de 45 e 90 graus para que a serra deslize durante o corte. Você pode fazer sua própria caixa de esquadria ou apenas comprar uma. Os simples são bastante baratos.
Caixas de esquadria
A melhor maneira de aprender a usar uma caixa de esquadria seria pedir a alguém experiente para ensiná-lo. Nada supera uma demonstração ao vivo. Além disso, ele poderá esclarecer suas dúvidas na hora e dar algumas dicas. Outra forma seria assistir a vídeos. Existem muitos vídeos disponíveis no YouTube demonstrando como cortar com caixas de esquadria.
Antes de cortar qualquer coisa, faça as medições adequadas. Marque a madeira onde vai ser cortada.
Coloque a madeira na caixa. Prenda-o com uma braçadeira para que ele não se mova durante o corte. Se for muito longo, apenas segure-o firmemente no lugar. Certifique-se de que, ao cortar, siga a marcação na madeira. Caso contrário, ajuste suas medidas ou mude a posição da madeira.
Evite aplicar muita velocidade ao cortar, pois isso tornará a lâmina cega e difícil de usar. Em vez disso, aplique movimentos constantes. Correr só resultará em cortes ruins e brutos.
Caixa de esquadria
Se esta é a primeira vez que usa uma caixa de esquadria, seria útil praticar primeiro com restos de madeira para se familiarizar um pouco com o processo. Para criar mitras, você precisa ser preciso na forma como corta. Um simples erro pode causar a formação de uma lacuna nas mitras. Um pouco de prática pode ajudar muito.
Para projetos simples, a caixa de esquadria usual é suficiente. No entanto, ele só pode cortar madeira em ângulos de 45 e 90 graus. Para obter melhores resultados, é altamente recomendável usar uma caixa de esquadria com serra de esquadria ajustável. Geralmente vem com uma cinta para segurar a serra no lugar. Você pode ajustar manualmente os ângulos dos cortes, para um corte mais preciso.
Você também pode usar serras de esquadria elétricas em vez de serras manuais. As serras manuais são usadas para cortar madeira menor. Para grandes projetos, é melhor usar serras elétricas de alta potência. Eles fornecem cortes cônicos, portanto, juntas de esquadria mais perfeitas. Observe que você precisa usar proteção para os olhos sempre que usar ferramentas elétricas. Se você tem pouca experiência no uso de ferramentas elétricas, leia o manual para o manuseio adequado e as precauções de segurança.
Como a caixa de esquadria e a serra se desgastam com o uso prolongado, você precisa cuidar deles. Aqui vai uma dica. Antes de cortar, coloque um pedaço de madeira sob a moldura para proteger o fundo da caixa de esquadria. Para a serra, lubrifique-a após cada uso e se houver um protetor de lâmina, troque-o todas as vezes.
Seguir essas dicas garantirá que você maximize o uso de sua caixa de esquadria. Com bastante prática, você pode começar a criar a junta de esquadria perfeita.