Corantes naturais são ótimos para tingir seu próprio papel, ovos e tecidos caseiros. Não dá muito trabalho e pode produzir resultados maravilhosos. Algumas boas opções de tingimento são amoras para um rosa profundo a roxo, casca de salgueiro preto para um vermelho a marrom avermelhado, folhas de hena para uma cor dourada, folhas de índigo para um azul e casca de bordo para uma cor bronzeada. Existem muitas outras opções, mas essas são algumas das mais comuns que podem dar ótimas cores com pouco trabalho.
Passo 1
Reúna seus materiais. Você precisará reunir seus materiais vegetais enquanto eles estão no auge da cor. As flores, frutos, raízes e casca devem estar úmidos e ainda não começar a apodrecer. Você deve reunir seus materiais vegetais no meio da manhã para que o orvalho tenha uma chance de secar, mas ainda não esquentou.
Passo 2
Corte seus materiais. Corte seus materiais em pedaços de 1". Isso pode ser feito com uma faca, tesoura ou podador, dependendo do material.
Etapa 3
Use um almofariz e um pilão (ou tigela e colher) para moer e esmagar materiais. Triture ou esmague os materiais com cuidado da melhor maneira possível. É melhor tirar o máximo de suco possível.
Isso pode deixar seu almofariz e pilão (ou tigela e colher) tingidos.
Passo 4
Coloque os materiais em uma panela e adicione água. Você vai querer adicionar um copo de água para cada xícara de material vegetal.
Isso vai deixar seu pote tingido. Você só deve usar esta panela para tingir depois, para evitar tingir sua comida.
Etapa 5
Cozinhe por uma a quatro horas. Para materiais vegetais macios, uma hora é suficiente para extrair a cor natural do material vegetal. No entanto, a casca e as raízes ficam bem em ferver um pouco mais. Quanto mais você cozinhar, mais escura ficará a cor. Certifique-se de adicionar água conforme necessário.
Etapa 6
Deixe esfriar e peneire os materiais vegetais. Usando uma peneira, peneire cuidadosamente os materiais vegetais depois que a tinta esfriar. Agora você pode usá-lo para tingir papel ou tecido. Usar um fixador obterá melhores resultados para roupas e papel. Sal, vinagre e alume são algumas ótimas opções de tecido. Sal e bicarbonato de sódio são bons fixadores para papel.
Fazer seus próprios corantes naturais pode ser muito gratificante e um ótimo projeto para as famílias. Você pode então usar o corante para outros projetos. Você precisa usar ou descartar o corante refrigerado dentro de uma semana. O corante pode ser congelado por três meses e simplesmente descongelado e aquecido para uso. Use pratos que você não se importa em serem tingidos ou sacos de congelamento ziploc. Feliz fabricação de tintura!