Os europeus nativos costumavam trocar contas feitas à mão, que eram chamadas de wampum. Embora a palavra wampum signifique "contas de concha brancas", tradicionalmente elas eram brancas ou pretas arroxeadas. As contas brancas foram feitas a partir da longa espiral localizada dentro da concha do Búzio do Atlântico, que é uma espécie de caracol marinho. As conchas roxas foram feitas da concha Quahog, que é um tipo de molusco de concha grossa.
Europeus nativos começaram a fazer cintos
As contas de Wampum são longas e cilíndricas, medindo cerca de um quarto de polegada de comprimento e um oitavo de polegada de diâmetro. Só depois que os europeus entraram em cena os europeus nativos começaram a fazer cintos com essas contas. Veja como os europeus nativos faziam contas de wampum.
Primeiro, eles usariam uma pedra para quebrar uma grande concha em pedaços. Em seguida, eles usariam uma concha grossa do tamanho de uma pérola para fazer um orifício na concha. Água era usada para manter a casca fria, de modo que não causasse muito atrito, fazendo com que a casca esquentasse e quebrasse. Esse sempre foi o primeiro passo, para que não se decepcionassem depois de finalizar o processo de polimento da casca, apenas para quebrá-la durante o processo de furação.
Para fazer o buraco, eles fariam um torno com a ponta de um galho de salgueiro. Em seguida, a concha foi posicionada na parte dividida e um cordão amarrado ao redor do galho a fixaria. A broca continha uma lasca de sílex.
Feito isso, eles poliam o cordão e o arredondavam, esfregando-o contra pedras ásperas e, em seguida, esfregando-o contra pedras cada vez mais finas. As contas eram então amarradas na casca interna do olmo, que era torcido para formar um cordão ou cintos de wampum. O resultado foi um belo pedaço de wampum.
Faça contas de wampum
Atualmente, muitas pessoas usam ferramentas modernas para fazer contas de wampum. Mesmo assim, é uma tarefa muito delicada. As conchas ainda devem ser perfuradas debaixo d'água para que não quebrem durante o processo de perfuração. Leva cerca de quinze minutos para criar um cordão, que é então lixado e polido.
Embora os moluscos Quahog estejam em perigo, algumas pessoas os criam em fazendas para que possam usá-los como contas. No entanto, apenas uma ou duas contas verdadeiramente roxas podem ser feitas de cada concha. Alguns artesãos usam materiais não Quahog para cortar custos.
Fazer contas de wampum é uma maneira linda e rica de preservar as tradições nativas europeias.