A pintura em vidro ganhou popularidade ao longo dos anos. É o processo de adição de tintas ao vidro. O resultado final se parece muito com vitrais. Todo o processo é bastante fácil e com o tempo um artista pode se tornar bom nisso e produzir ótimos resultados.
Passo 1
Escolha suas tintas. As tintas para vidro vêm em dois tipos. Você pode obter tinta para vidro à base de água e tintas não à base de água. Há muitas pessoas que não tocam nos produtos à base de água, alegando que não são tintas para vidro de verdade. Porém, cada tinta tem algumas vantagens sobre a outra e a que você escolhe no final depende muito de você.
Tintas à base de água - Altamente recomendadas para crianças e iniciantes. Eles são facilmente diluídos em água e as ferramentas são fáceis de limpar. As tintas secam ao toque após apenas 20-30 minutos. Isso pode tornar um projeto muito mais rápido de ser concluído e mais fácil de trabalhar sem misturar cores acidentalmente. A peça final seca em 4-8 horas.
Tintas não à base de água - Essas tintas são freqüentemente consideradas de nível profissional. Eles agüentam melhor, mas têm algumas desvantagens. Você pode diluir essas cores com diluente de cerâmica e limpar suas ferramentas com o mesmo produto. No entanto, as ferramentas de limpeza devem ser feitas rapidamente para que não se estraguem. O tempo de secagem também é de 2 horas para tocar e um mínimo de 8 horas para o tempo de secagem final. Isso pode dificultar o acabamento de um produto rapidamente e apresentar desafios de cores.
Passo 2
Escolha seu outliner. As tintas para vidro são finas e se espalham por todo o lugar quando você tenta pintar com elas. Portanto, um delineador é usado para formar uma barreira sólida entre as cores. Isso mantém a cor e fará parte do projeto. Existem várias opções para outliners.
Adesivos de contorno - Muitas lojas de artesanato têm adesivos que compõem o contorno da imagem. São fáceis de usar, mas nem sempre têm uma aparência bem acabada. Recomenda-se experimentá-los como um iniciante se precisar de algo um pouco mais fácil, pois são muito fáceis de usar.
Tintas de contorno - são tintas que estão em um tubo e podem ser aplicadas no projeto usando um pequeno bico. Eles vêm em uma ampla variedade de cores e tamanhos. A desvantagem disso é que geralmente saem do projeto mais tarde.
Fita de chumbo - fita de chumbo pode ser usada para formar a imagem. É mais fácil do que trabalhar com chumbo líquido, mas não parece tão profissional. O chumbo é perigoso, portanto, tome cuidado ao decidir usá-lo e certifique-se de ler e seguir todas as instruções e advertências.
Chumbo líquido - para uma aparência muito profissional, você pode usar chumbo líquido. Isso vem em um tubo de compressão. É mais difícil de manipular do que as outras opções, mas oferece a melhor aparência final. O chumbo é perigoso, portanto, tome cuidado ao decidir usá-lo e certifique-se de ler e seguir todas as instruções e advertências.
Etapa 3
Prepare seu copo. Comece lavando e secando bem o seu vidro. Manchas, óleos, poeira e sujeira dificultam a pintura do vidro. Em seguida, use aguarrás ou outro solvente para se certificar de que está realmente limpo de todas as coisas que podem dificultar o uso do bastão (alguns recomendam vinagre). Você deve usar luvas para manusear sua peça depois disso, para não adicionar óleos de seus dedos.
Passo 4
Anexe sua foto. As fotos são fáceis de colocar em uma superfície plana e devem ser colocadas simplesmente no verso. Você pode usar pequenas quantidades de fita adesiva para colar ou ter o cuidado de manter o objeto no lugar sobre ela. Objetos curvos geralmente oferecem um pouco mais de desafio. A imagem deverá ser curvada na parte interna da peça.
Etapa 5
Faça um esboço da imagem. Usando o delineador de escolha, delineie cuidadosamente sua imagem. Siga as instruções para deixar o delineador assentar e secar, se necessário.
Etapa 6
Pinte o quadro. O projeto precisará permanecer em um ângulo horizontal durante todo o tempo que cada seção estiver secando. Isso pode adicionar um desafio às peças tridimensionais. Comece com uma única cor e preencha todos os espaços que serão dessa cor. Tenha cuidado para não mover o projeto (se houver espaços que vão ser desta cor e eles estiverem em uma seção diferente, eles terão que esperar até mais tarde). Para preencher o espaço, coloque um pouco de tinta no pincel e aplique em toda a borda da seção. Em seguida, preencha o pincel e preencha o centro.
Limpe seu pincel com o método para as tintas que você está usando.
Em seguida, passe para a próxima cor. É uma boa ideia fazer isso depois que a primeira cor ficar seca ao toque. Tenha cuidado para mover de um canto do topo para o fundo (comece no canto superior esquerdo se você for destro e no canto superior direito se você for canhoto). Isso manterá sua mão, pulso e braço longe da tinta fresca.
Você pode misturar cores do mesmo material, geralmente com resultados realmente bons. No entanto, experimentar misturar diferentes tipos de tintas pode produzir resultados interessantes. Lembre-se de misturar em um palete ou outro item que está tudo bem se a tinta acabar grudando. Use pequenas quantidades para não desperdiçar muita tinta, pouco vale muito!
Opcional - adicione decorações. Você pode adicionar miçangas, glitter e lantejoulas na tinta úmida antes que seque. Em seguida, ele agirá como cola e manterá o objeto no lugar. Tenha cuidado ao fazer isso e não mova muito o copo. Em vez disso, use uma pinça para colocar os objetos maiores onde quiser e faça o glitter quando a seção desejada ainda estiver molhada, mas as outras seções não. Polvilhe com cuidado.
Etapa 8
Termine a peça. Agora você tem um objeto pintado. Você pode usar verniz de vidro para terminar o projeto e adicionar uma camada protetora. Isso pode fazer a peça durar mais tempo e parecer bem acabada. Ele vem em um brilho transparente e acabamento fosco que fará com que a peça pareça vidro fosco. Siga as instruções do produto para finalizar sua peça.
A pintura em vidro é linda. É importante lembrar que as tintas para vidro são tóxicas e devem ser utilizadas em ambiente bem ventilado. Eles também nunca devem ser consumidos, usados em objetos que podem conter alimentos e são apenas para uso decorativo. Uma vez que uma peça é pintada, ela não deve mais servir como serviço, pratos ou conter comida ou bebida novamente. No entanto, essas peças são lindas. Você pode usá-los como decoração em toda a casa! Você também pode fazer seus próprios coletores de sol que se parecem com vitrais reais.