Como entender aplicações usando um medidor de tensão?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
Um medidor de tensão é um dispositivo que mede a tensão de um objeto. A tensão é descrita como a mudança no tamanho ou na forma depois que um objeto sofre deslocamento ou quando há aplicação de força no objeto. A tensão também é conhecida como a deformação do objeto. O extensômetro foi inventado em 1938. É usado em diferentes tipos de aplicações. A tensão no objeto pode ser descrita como tração ou compressão.
Existem diferentes tipos de medidor de tensão que são usados para medir o deslocamento de um objeto. O medidor de deformação usado é baseado no tipo de objeto para o qual está medindo a deformação.
Aqui estão alguns dos aplicativos que usam um medidor de tensão:
Sensores de pressão. Um medidor de tensão pode ser usado na fabricação de sensores de pressão ou um transdutor de pressão. Um sensor de pressão é usado para medir a quantidade de pressão em substâncias, como líquidos ou gases. O circuito medidor de deformação que é usado para sensores de deformação de pressão é feito de folha, um filme espesso, um filme de metal, silício e polissilício. Os medidores podem ser usados em combinações de quatro. Isso é conhecido como ponte completa. Sensores de pressão também são usados para observar as diferentes qualidades de líquidos e gases. Algumas das qualidades que podem ser observadas são a altitude, o fluxo e a profundidade do objeto. Sensores de pressão também são usados em testes de vazamento.
Piezoresistores. Outra aplicação para o extensômetro é para piezoresistores. Isso é usado para medir pequenas quantidades de tensão de um objeto. Medidores de tensão de semicondutores são usados neste tipo de medição. Isso é ideal para medir pequenas quantidades de deformação, pois medidores de deformação de semicondutores são sensíveis às mudanças de temperatura. Este dispositivo também é mais caro do que o medidor de folha padrão.
Medições biológicas. A medição de deformação também é usada na área médica. Os medidores de tensão são usados para medir o inchaço do tecido ou o fluxo sanguíneo de uma pessoa. Neste caso, um medidor de tensão de mercúrio em borracha é usado. Este medidor de tensão é feito de mercúrio líquido colocado dentro de um tubo de borracha. O medidor é então aplicado na área de inchaço do corpo e a deformação é medida observando o alongamento do tubo de borracha.
Engenharia Civil. Na Engenharia Civil, os medidores de tensão são usados na medição de movimentos de diferentes estruturas. Os extensómetros para este campo são instalados em edifícios e observados ao longo do tempo para conhecer o movimento da estrutura. Em seguida, é feita uma teoria sobre o movimento da estrutura de acordo com o extensômetro. Existem diferentes medidores de tensão que são usados na Engenharia Civil. Um deles é o medidor de tensão Rosette. O medidor de tensão Rosette é composto de duas ou mais grades que medem a superfície de uma estrutura. Um amplificador de deformação também é usado na Engenharia Civil.
Estas são algumas das aplicações para usar um medidor de tensão. Existem mais usos para um medidor de tensão e também existem diferentes máquinas e dispositivos que são usados para medir o deslocamento de um objeto.