Como usar a técnica de scrapbooking de fundo de tinta de aflição?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
Já se foi o tempo em que as fotografias e outras memorabilia impressas eram simplesmente coladas nos álbuns de fotos clássicos. Hoje em dia, o scrapbooking está em alta. Cada vez mais pessoas estão optando por preservar em álbuns de recortes suas preciosas fotografias, selos, ingressos de cinema antigos e outros itens impressos que guardam boas lembranças. Embora existam álbuns de recortes prontos para uso vendidos por aí, nada se compara a um álbum de recortes feito por você mesmo porque é mais significativo e artístico.
Produção de tinta desigual
Como sua página de recados foi criada para guardar seus souvenirs de valor inestimável, então você também pode derramar sua criatividade nela usando o plano de fundo Distress Ink. Existem várias maneiras pelas quais você pode incorporar o plano de fundo do Distress Ink nas páginas do álbum de recortes. Você pode usar um carimbo de borracha se quiser obter uma aparência mais tonificada do que a tinta normal. Você também pode destacar as bordas de cada página com Distress Ink para criar um quadro com uma aparência de "já vi melhores dias" para fotos antigas. Outra maneira de usar Distress Ink em álbuns de recortes é escovando-a na superfície dos itens (moedas velhas, cartões, etc.) para dar uma aparência distintamente manchada. Quanto mais manchados os itens, mais antigos eles parecem. Ou, para usar uma técnica popular, você pode criar uma impressão amassada, amassando um pedaço de papel. Depois de amassado, enrole o papel e passe a tinta distress sobre ele. A pintura irregular produz um efeito desgastado e faz seu álbum de recortes ceder com a ideia de que, de fato, a vida, como pode ser vista através das lembranças, passou por muito desgaste, sem falar dos inúmeros altos e baixos. Evocativo, não é?
Aqui estão mais algumas maneiras de usar o fundo da Distress Ink:
Use um ferro quente sobre um papel pintado e seco para dar um resultado em relevo.
Pinte suas fotos mergulhando uma espátula na tinta e passando-a suavemente sobre a foto algumas vezes. Você deve ter cuidado especial para não exagerar, especialmente quando estiver usando fotos antigas tiradas por câmeras de filme. Mas se você estiver usando fotos tiradas por câmeras digitais, então não há problema porque você sempre pode reimprimir as fotos se o procedimento produzir resultados ruins.
Se você quiser minimizar a cor de um papel pintado, aplique alguns borrifos de álcool para dissolver a cor e torná-la mais clara.
A Distress Ink pode ser usada também com outros materiais, como tecido ou outras coisas que você deseja dar uma aparência envelhecida.
A técnica Distress Ink é uma das técnicas de scrapbooking mais usadas e há infinitas idéias sobre como usá-la de forma eficaz e artística. As sugestões aqui podem ou não funcionar para você. A melhor maneira, portanto, é você mesmo experimentar. No entanto, tome cuidado extra para que seu experimento não danifique coisas preciosas que você pretende manter em sua página de recados. Boa sorte!