Se você está cansado dos mesmos jogos manuais movidos a bateria ou dos jogos de computador, tente fazer seu próprio jogo de tabuleiro de ciências. Para uma tarde repleta de diversão com as crianças ou convidados e uma maneira fácil de integrar o aprendizado com o entretenimento, o jogo de tabuleiro de ciências é a melhor escolha. Eles também são muito fáceis de fazer e podem ser personalizados dependendo do nível de habilidade dos jogadores. Aqui estão as etapas para fazer seu próprio jogo de tabuleiro científico.
Crie as regras do jogo
Crie regras. Você pode criar várias regras para o seu jogo de tabuleiro. Pode ser executado como Banco Imobiliário, onde há notas que são dadas aos jogadores que respondem corretamente às perguntas. Em vez de comprar restaurantes e hotéis, no entanto, você pode atribuir valores diferentes, como laboratórios, kits de química e outros objetos de valor para um cientista. Ou você pode criar um jogo de tabuleiro semelhante ao jogo de tabuleiro Snakes and Ladders, onde existem zonas de perigo que podem fazer com que o jogador perca alguns pontos, bem como zonas de bônus que elevarão o jogador mais perto da meta.
Projete o nível de habilidade. Uma vez que as regras são estabelecidas, você precisa determinar o nível de habilidade dos prováveis jogadores. Se você for usar o jogo de tabuleiro de ciências para brincar com alunos do ensino médio, as questões precisam ser formuladas usando os conceitos que são aprendidos durante o ensino médio. Caso contrário, um estudante universitário pode achar as perguntas muito fáceis ou um jogador mais jovem pode achar as perguntas muito desafiadoras.
Crie curingas e sistemas de pontuação. Em seguida, você deve criar um sistema de pontuação para complementar as regras do jogo. O sistema de pontuação pode ser baseado nos pontos ganhos, como em jogos de Monopólio. Ou o vencedor pode ser determinado por quem consegue completar todo o curso do jogo primeiro. Você também deve adicionar curingas para tornar o jogo mais emocionante. Se o jogo de tabuleiro de ciências que você criou enfoca a física e a química, por exemplo, você pode adicionar curingas com perguntas relacionadas à ciência da computação ou outros ramos da ciência.
Projete o jogo de tabuleiro
Desenhando no papelão. Uma vez que o jogo em si tenha sido preparado, a próxima etapa é criar o jogo de tabuleiro real. Isso pode ser feito usando um pedaço de papelão ou quadro de ilustração. Use um lápis para desenhar pontos quadrados no papelão. Os painéis devem criar um padrão, como quadrados que passarão pelo perímetro do tabuleiro, ou uma matriz semelhante ao clássico jogo Snakes and Ladders.
Pintura nos detalhes. Use tinta de pôster, giz de cera e marcadores para adicionar os detalhes e decorar o jogo de tabuleiro. Comece pintando em uma cor base em todo o quadro. Assim que acabar, você pode adicionar a cor aos quadrados. Em seguida, use marcadores para delinear os quadrados. Você pode até adicionar adesivos e outros elementos decorativos no jogo de tabuleiro.
Personalizando suas peças de jogo. Para as peças do jogo, você pode escolher itens relacionados ao jogo de tabuleiro. Por exemplo, você pode colar tubos de ensaio antigos em uma base de papelão. Adicione uma tira de papel colorido dentro do tubo de ensaio para designar os vários jogadores.
Desfrutar de um jogo amigável, mas competitivo, enquanto aprende algo novo ou revê as lições que você e seus amigos já aprenderam, não precisa ser impossível, se você tiver um jogo de tabuleiro de ciências para ajudá-lo. Com essas etapas fáceis, você poderá fazer o seu próprio.