O xadrez é um dos jogos de habilidade mais antigos praticados atualmente. Acredita-se que o jogo de xadrez tenha se originado no norte da Índia ou no Afeganistão, mas não há prova concreta disso. No entanto, é sabido que o jogo era praticado há séculos em países como China, Índia e Pérsia.
O jogo é jogado por dois jogadores em um tabuleiro de xadrez, que consiste em 64 quadrados - oito linhas e oito colunas. Normalmente, as casas do tabuleiro de xadrez são pretas e brancas alternativamente, mas as cores das casas podem variar ligeiramente. Existem dois conjuntos de peças contendo 16 peças cada. Geralmente, um conjunto é preto e o outro é branco, mas, novamente, essas cores também podem variar. Cada conjunto de 16 peças contém oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei. A configuração
Linha mais próxima
Configurar o jogo de xadrez é bastante simples. Começando na linha mais próxima de você no seu lado do tabuleiro e movendo-se da esquerda para a direita, as peças são colocadas no tabuleiro da seguinte forma:
Então, na linha diretamente acima dela, os oito peões são colocados um a um. A rainha do conjunto de cor mais clara deve estar em um quadrado de cor mais clara e vice-versa para o conjunto de cor mais escura. Essencialmente, quando ambos os conjuntos são colocados de acordo no quadro, eles devem ser imagens espelhadas um do outro. Movimento de peça
Os peões devem mover-se em linha reta, a menos que estejam pegando uma peça do oponente. Os peões não podem ser movidos para trás ou para os lados. Geralmente, os peões se movem apenas uma casa por vez, com uma exceção. Na primeira vez que um peão é movido, ele pode mover dois espaços à frente em vez de apenas um, desde que o espaço no tabuleiro esteja livre. Quando um peão está pegando uma peça, ele só pode fazer isso movendo-se diagonalmente. Um peão pode capturar qualquer peça oposta, exceto o rei. Quando uma captura é feita, o peão toma o lugar da peça capturada no tabuleiro e a peça capturada é removida do jogo. Finalmente, se um peão atingir todo o tabuleiro, ele pode ser substituído por uma peça já capturada do mesmo conjunto.
Com a forma de um castelo, a torre é uma das peças mais poderosas do tabuleiro. As torres podem mover-se por qualquer número de quadrados horizontalmente ou verticalmente, mas não diagonalmente. Eles podem cobrir uma área significativa do tabuleiro e capturar qualquer peça oposta.
O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças quando movido. O movimento do cavaleiro é sempre em forma de "L" vertical ou horizontalmente. Quando movido horizontalmente, ele primeiro vai dois quadrados para a esquerda / direita e, em seguida, um quadrado para cima / baixo. Por outro lado, ele move dois quadrados para cima / baixo e, em seguida, um quadrado para a esquerda / direita quando movido verticalmente. Se o cavalo cair em uma casa ocupada por uma peça adversária, essa peça será capturada. O cavaleiro pode capturar qualquer peça. Nota: a cor da casa onde o cavalo começa a sua jogada é sempre oposta à cor da casa onde termina a jogada.
Como uma torre, o bispo cobre uma área significativa do tabuleiro, mas a diferença é que ele só pode se mover diagonalmente. No início do jogo, cada jogador tem 2 bispos - um situado em um quadrado escuro e o outro em um quadrado claro. Os bispos sempre permanecem no mesmo quadrado colorido, independentemente de quantas vezes eles se movem. O bispo também pode capturar qualquer peça.
A rainha é sem dúvida a peça mais poderosa do tabuleiro. Ele pode ser movido por qualquer número de quadrados em qualquer direção. Restrita apenas por sua incapacidade de pular peças como o cavalo, a rainha pode capturar qualquer peça do tabuleiro.
Embora não seja a peça mais poderosa, o rei é definitivamente o mais importante do tabuleiro. Assim que um rei for capturado, o jogo termina. O rei só pode se mover uma casa por vez, mas ao contrário do peão, ele pode se mover em qualquer direção. No entanto, o rei não pode se mover para uma posição em que seja capturado por uma peça adversária.
Jogando o jogo
A mira de cor mais clara sempre se move primeiro. Cada jogador então alterna turnos, movendo uma peça de cada vez da maneira correspondente. Se a peça de um jogador adversário puder ser capturada, o jogador move qualquer uma das peças que for necessária para capturá-la, se assim o desejar.
Quando a peça do rei do oponente é ameaçada pela peça de um jogador, ela está "em xeque". Quando esta situação ocorre, o jogador anuncia "confere". O jogador com seu rei "em xeque" deve movê-lo para uma casa onde ele não estará mais "em xeque". O objetivo de cada jogador é manobrar suas peças de modo que o rei do oponente seja ameaçado, independentemente da casa para a qual ele se mova. Isso é chamado de "xeque-mate". Quando ocorre um xeque-mate, o rei é considerado capturado e o jogo termina.
Outra maneira de terminar o jogo é o impasse. Um impasse é considerado um empate e ocorre quando um jogador só pode mover seu rei para uma posição de xeque, mas sua casa atual não está ameaçada. Um impasse não pode acontecer enquanto o rei ou outra peça puder ser movida para uma casa aberta.
A forma final de terminar o jogo é quando um jogador se demite. Um jogador pode renunciar a qualquer momento. Normalmente, um jogador apenas se demite quando perde uma peça importante e, consequentemente, suas chances de ganhar o jogo se tornam muito pequenas.
O xadrez merece sua reputação de jogo de intensa estratégia. Com prática e pesquisa, você pode desenvolver a estratégia e o foco necessários para jogar com sucesso. Considere ingressar em um clube de xadrez local ou pesquise conselhos estratégicos online. A Wikipediaoferece informações úteis sobre as táticas e manobras estratégicas do xadrez, e você pode comprar livros de instrução na central de xadrez.