Se você terminou um texto e sente que é hora de outro par de olhos para dar uma olhada em seu texto, a crítica online pode ser uma maneira rápida de obter essa avaliação. Muitos consultores de redação operam sites e fornecem feedback online por e - mail, bate-papo ou até mesmo workshops baseados na web. Aqui estão algumas maneiras de obter o máximo das críticas online.
Escolha um bom consultor. A melhor maneira de obter feedback útil sobre seu trabalho é obviamente escolher alguém para compartilhar seu trabalho e que possa lhe dar esse tipo de feedback. Muitos escritores complementam sua renda oferecendo serviços de crítica online. Isso não significa que todos esses escritores tenham um feedback valioso para lhe oferecer. Para encontrar um bom consultor de redação, certifique-se de examinar suas credenciais profissionais. Ele deve ter alguma experiência profissional no gênero que está se esforçando para criticar, embora não precise ser um vencedor do Prêmio Pulitzer. Pode ser simplesmente que ele tenha vencido algum concurso ou um MFA em redação criativa. Também procure ensinar ou criticar experiência, já que você não quer ser um analista de redação cobaia... Tente ter uma noção de qual é a atitude do analista da escrita em relação aos clientes da escrita. Existem muitos consultores para escolher; você não precisa ficar preso a alguém que tem uma atitude com a qual você não concorda. Para mim, um bom consultor será movido pelo desejo de ajudá-lo a fazer seu trabalho o melhor possível e o tratará com respeito, de escritor para escritor, não importa o seu nível de experiência. Mas existem outras atitudes por aí. Talvez você ache um consultor útil, mesmo que seja condescendente. Talvez um consultor interessado principalmente em como você pode ganhar dinheiro com seu trabalho seja o que você queira. Novamente, você terá que ser o juiz do tipo de consultor com o qual deseja trabalhar. A outra consideração importante ao escolher um consultor é o tipo de feedback que ele oferece. O feedback pode variar de e-mail ou notas na página a consultas por telefone ou workshops presenciais em várias sessões. Pergunte a um consultor sobre suas técnicas, bem como a duração do feedback que você pode esperar (cinco páginas, dez páginas, duas horas ao telefone, etc.) e se algum acompanhamento está incluído.
Peça feedback específico, se quiser. Quando trabalho como consultor, normalmente o cliente envia seu trabalho junto com uma solicitação de um determinado pacote de feedback (cobertura básica, análise mais aprofundada, etc.). Às vezes, porém, uma cliente de redação envia um trabalho com coisas específicas que ela quer que eu analise: Essa cena funciona? Os personagens estão aparecendo? Como está o diálogo? Como redator, não hesite em pedir a seu consultor que se concentre em áreas específicas de seu trabalho se desejar feedback específico sobre essas áreas. Isso não significa que você deve pedir ao consultor para se concentrar exclusivamente no que acha que precisa de ajuda - porque, sem que você saiba, pode haver outras áreas em que ele pode ajudá-lo a melhorar seu trabalho. Portanto, deixe-o fazer o seu trabalho e dar uma pancada em todo o trabalho. Mas não hesite em pedir-lhe que verifique alguns elementos com enfoque especial.
Seja mente aberta. Qualquer escritor com um pouco de experiência sabe que ser criticado não é fácil, mas também é, quando o consultor é bom, uma ferramenta muito útil para melhorar o seu trabalho. Portanto, por mais difícil que seja ouvir críticas construtivas, esteja aberto a elas. Às vezes, a objetividade de um crítico o levará a sugerir perder partes do seu trabalho que você ama ou fazer grandes revisões. No final das contas, o conselho dele pode não acertar completamente, mas você não será capaz de avaliar bem qualquer crítica se não tiver a mente aberta. Portanto, se sua primeira inclinação ao receber seu feedback for lançar uma defesa de dez páginas de todas as suas escolhas, pare, respire fundo e abra sua mente. Afinal, você pediu que o consultor fizesse essa crítica - e pagou a ele para fazer isso - em primeiro lugar, então dê uma opinião justa.
Faça as perguntas de acompanhamento necessárias. Parte de ter a mente aberta requer que você tenha um verdadeiro entendimento do que o consultor está dizendo. A crítica online ou qualquer tipo de feedback por escrito às vezes pode ser ambíguo. Conseqüentemente, se você receber notas que não entende, não hesite em pedir esclarecimentos ao seu consultor. Isso não é - repito, não é - o mesmo que defender seu trabalho: "Você parece não entender o que estou tentando fazer..." Em vez disso, significa fazer perguntas sobre termos com os quais você pode não estar familiarizado ("Você poderia esclarecer o que quer dizer com arco de personagem?") Ou outros pontos que não são claros ("Você mencionou que algo estava errado com as transições no capítulo 2. Você quer dizer a primeira ou a segunda seção?"). Claro, se você pagou apenas o seu consultor pelo feedback básico, E se a crítica não contém elogios, não leve isso para o lado pessoal. O trabalho de um consultor é ajudá-lo a melhorar seu trabalho. Um bom consultor oferecerá incentivo, mas página após página de "isso é ótimo!" não é útil para ninguém que esteja tentando fazer melhorias em seu trabalho.
Siga seus instintos. Por outro lado, depois de processar as críticas com a mente aberta, você deve se lembrar de que seu trabalho é o seu trabalho e deve fazer a escolha final sobre o que funciona e o que não funciona. Se você consegue ver o ponto de vista do seu consultor, mas ainda discorda dele, precisa seguir seus próprios instintos. Claro, você pode estar errado, mas você pode estar certo e quando se trata de sua história (ou roteiro, artigo ou poema), você tem que dar a si mesmo o corte final.
Um bom consultor pode ajudar bons escritores a criar um ótimo trabalho. Para obter o melhor da experiência de crítica online, saiba com quem está trabalhando antes de começar, tenha a mente aberta, comunique suas necessidades e siga seus instintos.
Dicas rápidas:
O primeiro passo é o mais importante: Encontre um bom consultor.
Comunique-se claramente sobre suas necessidades, expectativas e dúvidas.