Como fazer um discurso improvisado?

Evitar gaguejar como um tolo enquanto encontra as palavras certas a dizer
Felizmente, existem maneiras de contornar os nervos e evitar gaguejar como um tolo enquanto encontra as palavras certas a dizer.

Chega um momento na vida de qualquer pessoa em que ela terá que fazer um discurso improvisado. Pode ser por qualquer coisa - a despedida de solteiro de um amigo, um professor tentando fazer você falar em classe ou até mesmo em um debate casual. Isso acontece com mais frequência do que a maioria das pessoas pensaria.

O que separa um bom discurso de um desastre é o quão bem você pode se controlar
O que separa um bom discurso de um desastre é o quão bem você pode se controlar.

Agora, a perspectiva disso pode parecer assustadora para alguns. Você certamente não gostaria de parecer um idiota na frente de um grupo de pessoas. Felizmente, existem maneiras de contornar os nervos e evitar gaguejar como um tolo enquanto encontra as palavras certas a dizer. Aqui estão alguns conselhos sobre como fazer um bom discurso improvisado:

  1. Conheça sua direção. Você tem que saber como deseja fazer seu discurso antes de realmente falar. Você deve seguir o caminho sério e inspirador, ou o caminho histérico de rir por minuto? A melhor maneira de tomar uma decisão é ter uma ideia rápida do seu público. Que tipo de pessoas são? Que direção eles mais aceitariam? Seu discurso será muito mais elogiado se você falar em um idioma que funcione com quem está ouvindo.
  2. Prepare algum reforço. Não é incomum esquecer o que você ia dizer. O que separa um bom discurso de um desastre é o quão bem você pode se controlar. É bom ter um plano de backup para os momentos em que sua mente fica vazia de repente. Dessa forma, se você for pego sem algo a dizer, poderá se manobrar para sair dessa situação graciosamente, em vez de tagarelar e tremer de suor nervoso. Em situações graves, você pode se livrar de uma forma educada de se desculpar. Se você está indo para rir, não há problema em ser franco sobre seu bloqueio mental.
  3. Trace um curso. Antes de falar, tente fazer um esboço mental rápido do que você deseja dizer. Alguns dos piores discursos vêm de pessoas que não param para organizar seus pensamentos antes de abrirem a boca. Seu esboço nem precisa ser aprofundado; tudo o que você realmente precisa é de um guia para ajudar a manter seus pensamentos no caminho certo.
  4. Mantê-lo curto e doce. Não se espera que discursos improvisados sejam narrativas longas e épicas. Na verdade, quanto mais conciso você for, melhor. Muitas pessoas tendem a esconder seus nervos e seu despreparo usando muitas palavras. O problema é que eles tendem a perder o ponto quando fazem isso. Falar claramente e com o mínimo de palavras possível mostra confiança em suas próprias opiniões, e isso o torna um orador público muito melhor do que aqueles que parecem confiar apenas em seu amplo vocabulário.
  5. Cuidado com as palavras. Por último, você tem que ouvir a si mesmo. Você não quer dizer algo de que acabará se arrependendo. Algumas coisas podem ser assuntos privados para outras pessoas na audiência, ou certas palavras podem ser ofensivas para outras pessoas. Até mesmo o tom em que você fala afeta a recepção de sua fala. Ouça as palavras que saem da sua boca para ter certeza de que está dizendo o que deseja que o público ouça.
Artigos relacionados
  1. Como ter boas habilidades de escrita em inglês?
  2. Como contratar um escritor freelance?
  3. Como identificar cláusulas substantivas?
  4. Como contratar um revisor profissional?
  5. Como identificar diferentes tipos de jornalismo?
  6. Como melhorar a escrita à mão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail