Uma boa história é aquilo em que um livro, peça ou filme de sucesso conta. Sem ele, o meio de entretenimento perde o ânimo. Além disso, se o enredo da história consiste em um resultado ou final previsível, a história perde sua singularidade, especialmente porque a maioria dos enredos básicos foram usados até a morte. Para tornar uma história única, apesar de usar um enredo comum, você terá que misturar os vários elementos da história, como os personagens, a ação ascendente e, claro, o final. Falando em finais, transformar um final típico de uma história em algo inesperado é uma arte que pode aumentar muito o valor de entretenimento de uma história. Dito isso, se você deseja fazer sua história atingir o leitor ou espectador com um gancho de direita inesperado no final, aqui estão algumas dicas sobre como tornar o final de sua história surpreendente.
A revelação. Uma ótima maneira de surpreender seus leitores é revelar as verdades ocultas no final. Isso pode ser feito por um personagem coadjuvante ou pelo antagonista. Basicamente, esses personagens acabarão se encontrando com o protagonista ou com alguém relevante e explicarão todas as verdades aparentemente óbvias, mas ocultas na história, aquelas que o deixaram perplexo e o conduziram por uma estrada de caminhos diferentes. Surpreender o leitor com este pequeno detalhe pode proporcionar uma experiência que é realmente esperada, independentemente de o enredo ter sido feito até a morte.
A reviravolta trágica. Este é um dos favoritos porque é realmente eficaz. Qualquer leitor não estará esperando algo trágico quando a história continua levando-o a uma expectativa em que o personagem principal ou protagonista terá sucesso. Por exemplo, se sua história é sobre o triunfo do espírito humano, você pode continuar conduzindo o leitor através da história onde o personagem principal continua lutando contra as probabilidades de sua circunstância apenas para ser vitorioso no final. Todo leitor vai esperar isso. No auge do triunfo da história, onde o leitor pode pensar que a história acabou, insira uma nova reviravolta, onde o protagonista encontra um final inesperado. Embora isso possa parecer uma história chata, realmente dá aquele toque que surpreenderá qualquer leitor.
A mudança repentina. Essa técnica pertence apenas ao protagonista. No decorrer de sua história, você retratará o protagonista como o mocinho. A maioria das histórias termina com o mocinho vencendo a guerra, derrotando o arquiinimigo e pegando a garota. Sim, este é o resultado esperado. O que os leitores não esperam é a mudança repentina do bom para o mau. Você pode fazer isso conduzindo os leitores ao longo da estrada conhecida e, em seguida, chegando ao fim, insira alguns flashbacks que revelarão a agenda maligna oculta do protagonista, os bastidores se quiserem, que realmente revelam que o protagonista é verdadeiramente o antagonista.
Existem muitas outras maneiras de introduzir um final surpreendente para uma história; estes são apenas alguns deles. As opções são um tanto ilimitadas, então cabe a você experimentar e realmente dependerá do gênero de sua história, do enredo, do desenvolvimento do personagem e do resultado esperado.